Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes e professores realizam minicurso de astronomia no IFSP Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2015, 10h16 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2015, 10h16

Nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2015, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, ocorreram as aulas do primeiro minicurso livre de Astronomia do IFSP Caraguatatuba. Sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP Caraguatatuba) e do Prof. Ms. Douglas Carlos Vilela (ETEC Caraguatatuba), o curso foi implementado pelos seguintes estudantes dos cursos de graduação do IFSP Caraguatatuba: João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Giovanna Ataria Campos Santos, Lucas Demetrio Muniz e Denis Volva Lavinas de Souza. A maioria dos estudantes são bolsistas de projetos de pesquisa de iniciação científica ou de projetos de extensão do IFSP.

Equipe de professores e estudantes envolvidos no minicurso de AstronomiaEquipe de professores e estudantes envolvidos no minicurso de Astronomia

Os estudantes de graduação que organizaram este minicurso fazem parte de dois projetos de iniciação científica – “Polinomiografia, a arte matemática como um diferencial no ensino de funções” (desenvolvido por Lucas Conelian) e “História da Ciência na Educação Científica: contribuições, metodologias e propostas” (desenvolvido por João) – e de dois projetos de extensão – “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo” (desenvolvido por Adriana, Dérick e Ariane) e “Cine-Debate: História, Ciência e Cultura” (desenvolvido por Rafael, Giovanna e Lucas Demétrio). Todos estes projetos têm em comum um foco especial a respeito de questões relacionadas às formas de incentivar propostas inovadoras de educação científica no Brasil.

As inscrições para este minicurso aconteceram pela internet no site www.educacaocientifica.com.br. No processo de inscrição, os interessados também preencheram um formulário com diferentes questões a respeito de educação, ciência e temas afins, que vão subsidiar pesquisas que estão sendo feitas pela equipe na área da educação científica e matemática. Originalmente, estava prevista apenas uma turma no horário das 16:00 às 18:00 nos dias 27 a 29 de abril. Porém, ao serem atingidas a quantidade máxima de 100 pessoas inscritas nos quatro primeiros dias de inscrições, a equipe decidiu abrir uma nova turma no horário das 14:00 às 16:00, nos mesmos dias 27 a 29 de abril. Ao todo, 173 pessoas se inscreveram para participar deste curso. Esta quantidade significativa demonstra que há uma grande curiosidade e vontade pelo aprendizado de temas e assuntos científicos.

Os estudantes inscritos foram divididos nas duas turmas que aconteceram. Eles tiveram os mais diferentes perfis: alunos de cursos técnicos e superiores do IFSP, alunos da ETEC, alunos de ensino médio de diversas escolas do litoral norte, universitários de outras instituições, pessoas da comunidade com interesse em astronomia, etc. Muitos dos alunos de ensino médio presentes tinham um interesse específico no tema devido à Olimpíada Brasileira de Astronomia que ocorrerá em meados do mês de maio de 2015.

Público presente na turma das 14:00Público presente na turma das 14:00

No primeiro dia de aula, a professora Tânia Cristina (Coordenadora de Extensão do IFSP) e o professor Luis Américo (Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP) fizeram uma breve apresentação institucional do IFSP, sobretudo para os presentes que estavam visitando a instituição pela primeira vez. Em seguida, os professores Ricardo e Douglas se apresentaram e fizeram breves considerações a respeito dos objetivos desta iniciativa.

Público presente na turma das 16:00Público presente na turma das 16:00

 

Este minicurso livre de astronomia foi pensado de modo “anticronológico”, ou seja, seguindo a linha do tempo ao contrário. No primeiro dia de aula, foram discutidos temas de astrofísica desenvolvidos durante o século XX até os dias de hoje. No segundo dia, foram abordados temas da astronomia desenvolvidos na época da revolução científica que ocorreu há cerca de quatro séculos, por cientistas como Kepler, Galileu e Newton, inclusive no contexto da invenção do telescópio. O terceiro e último dia do curso foi dedicado à astronomia desenvolvida pelos gregos há mais de dois milênios, com um foco especial sobre cinco problemas que foram propostas e resolvidos com boas estimativas para a época. Trata-se da determinação dos diâmetros da Terra, da Lua e do Sol e das distâncias da Terra à Lua e da Terra ao Sol.

Um dos temas discutidos durante o curso foi o da espectrometria. A determinação da composição de um objeto pela análise espectral da luz emitida por este objeto foi explicada por experimentos de baixo custo de espectrometria, elaborados pelo professor Douglas, bem como por um equipamento utilizado normalmente para determinação de substâncias presentes na água encanada que chega aos nossos lares.

Douglas e Dérick durante a realização do experimento de espectrometriaDouglas e Dérick durante a realização do experimento de espectrometria

Havia a intenção de convidar os alunos para observar o céu noturno ao cair da noite dos dias de realização do minicurso, com dois telescópios que foram trazidos com este objetivo (um telescópio refletor de 114 mm e um telescópio refrator de 70 mm), bem como com uma pequena luneta e com um binóculo. Entretanto, em todas as três noites, as nuvens e as chuvas impediram completamente a observação do céu noturno. A equipe aproveitou, entretanto, para explicar o funcionamento dos dois tipos de telescópios que foram apresentados para o público.

Equipe com os dois telescópios que foram apresentados ao públicoEquipe com os dois telescópios que foram apresentados ao público

Uma outra estratégia de abordagem utilizada foi por meio de programas computacionais de modelagem do céu noturno de fácil acesso, como é o caso do “Stellarium” e do “Carta Celeste” que foram apresentados em detalhes para os alunos, inclusive com explicações sobre o seu funcionamento.

Lucas Conelian e um aluno do curso durante a apresentação de um programa de modelagem do céu noturnoLucas Conelian e um aluno do curso durante a apresentação de um programa de modelagem do céu noturno

Durante todas as aulas foram sorteados livros e DVDs de divulgação científica, doados pelos professores Ricardo e Douglas.

Sorteio de livros e DVDs de divulgação científicaSorteio de livros e DVDs de divulgação científica

No total, 12 alunos presentes ganharam um livro ou um DVD que discutisse temas relacionados à ciência.

Entrega do livro “Os Dragões do Éden” de Carl Sagan, para uma aluna sorteadaEntrega do livro “Os Dragões do Éden” de Carl Sagan, para uma aluna sorteada

No final, os estudantes presentes receberam um Certificado de participação neste minicurso.

Entrega dos certificados no final do minicursoEntrega dos certificados no final do minicurso

A próxima atividade que será feita por este grupo de pesquisa, extensão e educação científica, será a realização da “Semana de Guerra nas Estrelas”, nas tardes do dia 18 a 22 de maio de 2015, no mesmo auditório do IFSP Caraguatatuba. As inscrições para a participação deste evento também devem ser feitas pelo site www.educacaocientifica.com.br. Durante este evento serão exibidos os seis filmes da saga “Guerra nas Estrelas” que serão discutidos em termos científicos, tecnológico, político, mitológico, filosófico, cinematográfico, etc. Os participantes neste evento também obterão um certificado ao seu final.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página