Estudantes do IFSP realizaram atividades de extensão na Escola Colônia dos Pescadores

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 20h40 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 20h40

Na noite do dia 27 de setembro de 2016, terça-feira, oito estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Colônia dos Pescadores, localizada no município de Caraguatatuba, onde realizaram diversas atividades educacionais de extensão universitária. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Professor Ricardo Plaza e estudantes do IFSP na Escola Colônia dos PescadoresProfessor Ricardo Plaza e estudantes do IFSP na Escola Colônia dos Pescadores

Estas ações foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha e Lucas Isper) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos estes estudantes que estiveram presentes na Escola Colônia dos Pescadores são orientados pelo professor Ricardo Plaza, recebem bolsas financiadas por recursos do governo federal para a realização destas atividades e estudam em diferentes cursos superiores e técnicos do IFSP-Caraguatatuba. A estudante Sabrina Fogaça de Almeida, do curso de Licenciatura em Matemática, também esteve presente apoiando as atividades que foram realizadas. Estas ações foram planejadas duas semanas antes, em uma reunião na Escola Colônia dos Pescadores do professor Ricardo e alguns de seus bolsistas com o seu diretor, professor Vitor Paulo Fida da Gama.

Professores Ricardo, Vitor e DaianaProfessores Ricardo, Vitor e Daiana

No início da noite, ao chegarem na Escola Colônia dos Pescadores, após serem recebidos pela coordenadora Daiana Cristina de Carvalho dos Santos, os estudantes do IFSP foram divididos em dois ambientes diferentes para a realização das atividades educacionais propostas para alunos de turmas de ensino médio e de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período noturno.

No auditório da Escola Colônia dos Pescadores, entre 19:30 e 22:30, foram apresentadas diferentes palestras de cunho audiovisual para os alunos presentes. As palestras apresentadas versaram sobre “A participação feminina na ciência” (Brenda), “A vida no universo” (André), “Inteligência Artificial” (Lucas), “Uma breve história sobre a astronomia: galáxias, planetas, estrelas e constelações” (Rafael) e “O cosmos e a gravidade: buracos negros supermassivos” (João). Durante as apresentações foi lembrado que a estudante Brenda que cursa Licenciatura em Matemática no IFSP terminou o ensino médio na Escola Colônia dos Pescadores em 2015 e que o estudante Lucas que faz o curso Técnico de Informática para Internet está atualmente cursando o terceiro ano de ensino médio na Escola Colônia dos Pescadores, pela manhã. O professor Ricardo salientou que o IFSP é um local adequado para alunos que gostam de estudar com dedicação, mas que é acessível a alunos das escolas públicas, como mostram os exemplos de Brenda e Lucas.

Brenda em sua palestraBrenda em sua palestra

Lucas em sua palestraLucas em sua palestra

Ao final das palestras, após as 22:30, o professor Vitor lembrou aos estudantes das duas turmas de terceiro ano de ensino médio (do período noturno) a importância de se dedicarem com afinco aos estudos. Ele também alertou que há uma proposta de mudança do ensino médio no país proposta pelo governo federal por medida provisória e de modo autoritário, que pode provocar diversos retrocessos para a educação do país e, em particular, para os estudantes do período noturno, como os alunos de ensino médio presentes nas palestras que foram realizadas: todos os membros das comunidades envolvidas nesta questão – especialmente os alunos e os professores – devem, portanto, procurar se esclarecer sobre isto e lutar para que conquistas e avanços ocorridos no passado não sejam perdidos.

Numa outra sala de aula regular foram feitas atividades educacionais de cunho prático e experimental, pelas licenciandas em Matemática Josiene, Adriana e Sabrina. De um lado desta sala, foram dispostos sobre um conjunto de carteiras alguns jogos matemáticos para manipulação e também alguns experimentos científicos de demonstração que foram apresentados aos alunos pelas bolsistas Josiene e Adriana.

Josiene e Adriana com jogos matemáticos e experimentos científicos para demonstraçõesJosiene e Adriana com jogos matemáticos e experimentos científicos para demonstrações

Do outro lado desta sala, foram dispostos sobre carteiras alguns tabuleiros de jogo de xadrez que foram utilizados pela estudante Sabrina com objetivos educacionais.

Sabrina e Adriana com os tabuleiros de xadrezSabrina e Adriana com os tabuleiros de xadrez

Este conjunto de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.