Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP proferem palestras de divulgação científica na Escola Alcides de Castro

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 07h47 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 07h47

Em 19 de novembro de 2015, quinta-feira, no período vespertino, cinco estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, estiveram presentes na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, também situada em Caraguatatuba (SP), proferindo palestras de divulgação científica. Participaram destas atividades os estudantes João Pereira Neto, Dérick Alves de Jesus, Rafael Brock Domingos, Lucas Conelian de Oliveira e Gabriela Pereira de Assis, todos eles acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orienta João e Lucas em projetos de pesquisa de iniciação científica e Dérick e Rafael em projetos de extensão. Esta foi uma das ações do projeto de extensão que tem como proposta temática central a realização de atividades de educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas, coordenado no âmbito do IFSP-Caraguatatuba pelo professor Ricardo Plaza. Com exceção de Gabriela que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os outros quatro estudantes fazem o curso de Licenciatura em Matemática.

Professores Ricardo e Sandra com estudantes do IFSPProfessores Ricardo e Sandra com estudantes do IFSP

Estas palestras ocorreram a convite da professora Sandra Miranda, coordenadora de ensino médio da Escola Alcides de Castro, e foram abertas para todos os alunos interessados da escola. Logo no início da tarde, Lucas e Gabriela apresentaram uma palestra sobre o núcleo da Rede “CsF – Caraguatatuba”, durante a qual ambos relataram um pouco a respeito de suas experiências estudando no exterior pelo programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF) que foi criado em 2011 pelo governo federal e já enviou cerca de 100 mil universitários brasileiros para estudarem em universidades estrangeiras com as despesas pagas com recursos governamentais. Lucas e Gabriela estudaram por mais de um ano em universidades norte-americanas situadas nos estados de Illinois e da Califórnia, respectivamente. Após voltarem para o Brasil para terminar seus cursos de graduação no IFSP-Caraguatatuba, eles passaram a colaborar com a Rede CsF – que congrega ex-bolsistas no programa CsF (Ciência sem Fronteiras) de modo a divulgar os seus trabalhos acadêmicos – criando inclusive um núcleo desta Rede CsF em Caraguatatuba.

Estudantes ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras Lucas e GabrielaEstudantes ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras Lucas e Gabriela

Após esta palestra, o estudante Rafael Brock, que fez o ensino médio justamente na Escola Alcides de Castro, descreveu aos alunos presentes as atividades de extensão, pesquisa e ensino das quais participou ao longo do ano de 2015, inclusive ressaltando os motivos de sua escolha pelo curso de Licenciatura em Matemática no IFSP-Caraguatatuba. Complementando a fala de Rafael, o professor Ernesto Barbosa, da Escola Alcides ressaltou a importância da dedicação aos estudos e de como, a este propósito, o exemplo de Rafael poderia ser seguido por vários dos alunos de ensino médio presentes.

Estudante Rafael e professor ErnestoEstudante Rafael e professor Ernesto

O estudante Dérick Alves apresentou, na sequência, a palestra audiovisual intitulada “A vida e o universo”, na qual ele discute temas de fronteira da ciência como as possibilidades de existência de vida fora da Terra (área conhecida atualmente como exobiologia), a partir tanto do estudo dos mecanismos de evolução dos seres vivos existentes no planeta Terra, quanto de considerações a respeito dos métodos que explicam como se estrutura o conhecimento científico. Para exemplificar as ideias apresentadas, foram usados vídeos escolhidos para este propósito.

Estudante Dérick em sua apresentaçãoEstudante Dérick em sua apresentação

Finalmente, ao final do evento ocorreu a palestra audiovisual de João Pereira Neto intitulada “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos” que procurou despertar o interesse dos alunos presentes para áreas contemporâneas de estudo da cosmologia e da astrofísica, sobretudo no que diz respeito ao estudo da evolução das estrelas e dos diferentes destinos que elas podem ter ao fim de suas vidas, dependendo de suas massas. João em sua apresentação usou várias cenas de filmes, de documentários ou de vídeos de animação que são de fácil acesso na internet, estimulando os presentes a procurarem pesquisar mais sobre tais conteúdos.

Estudante João em sua apresentaçãoEstudante João em sua apresentação

O objetivo destas palestras e das atividades do projeto de extensão “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos das escolas públicas do litoral norte de São Paulo” é difundir e popularizar a ciência, de modo a estimular os alunos para o estudo de conteúdos científicos de maneira crítica e com consciência acerca dos seus desdobramentos sociais, ambientais e econômicos; estas palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados pelos temas abordados. Os gestores escolares que desejam a realização de tais palestras nos espaços de suas instituições devem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza no IFSP, pessoalmente ou pelo telefone do próprio IFSP.

Estas palestras foram ministradas entre 13:00 e 16:00, no contexto da feira das profissões que foi realizada na Escola Alcides de Castro ao longo de todo o dia 19 de novembro (nos períodos matutino e vespertino). O IFSP-Caraguatatuba participou desta feira das profissões (juntamente com outras instituições de ensino da região) com um estande com equipamentos de seus laboratórios e material com informações sobre os seus cursos. Estiveram presentes muitos estudantes do IFSP (inclusive estudantes com bolsas para desenvolver projetos de pesquisa, de extensão e de ensino) que explicaram aos interessados a respeito de como funciona o Instituto Federal e de como são os mecanismos para entrar nos seus cursos superiores e técnicos. Acompanhando-os estiveram presentes diversos professores, tais como o Prof. Dr. Carlos Alberto Araripe, a Profa. Dra. Janice Peixer e a Profa. Espec. Tânia Cristina Lemes Soares (coordenadora de extensão do IFSP-Caraguatatuba), bem como servidores administrativos, tais como Lislei Aparecido da Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página