Estudantes do IFSP participaram da Jornada de História da Ciência e Ensino
Estudantes de cursos superiores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram da V Jornada de História da Ciência e Ensino (JHCE) que ocorreu no campus de ciências exatas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), na cidade de São Paulo, entre 30 de julho e 1 de agosto de 2015. Os estudantes João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos (todos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba) e Giovanna Ataria Campos Santos (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba) compareceram ao evento, acompanhados pelo seu orientador Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O estudante Paulo Augusto dos Santos Camargo (do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas da FATEC de Sorocaba) acompanhou o grupo durante o evento.
Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba apresentaram dois trabalhos na forma de pôsteres durante o evento. Os estudantes João Pereira Neto e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta apresentaram o trabalho intitulado “Kepler e a gravidade: utilizando vídeos para a divulgação e o ensino de história da ciência”, escrito em co-autoria com sua colega Adriana de Andrade e com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Já os estudantes Lucas Conelian de Oliveira, Rafael Brock Domingos e Giovanna Ataria Campos Santos apresentaram o trabalho “A utilização de softwares como interface visual em modelagem matemática para o ensino de história da astronomia: as perspectivas docente e discente” que foi escrito, também, em co-autoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Diversas das atividades chamaram a atenção dos estudantes presentes. Uma destas atividades foi o workshop “Educação em ciências: possibilidades e alcance da didática da física” ministrado pelo Prof. Dr. Wagner Wuo que analisou estratégias didáticas para o ensino de física considerando as suas múltiplas faces inclusive dos pontos de vista cultural e humanístico.
O minicurso “Aspectos históricos das origens da computação” ministrado pelo Prof. Dr. Eli Banks Liberato da Costa procurou encarar a história da computação como um processo que teve a colaboração de inúmeros personagens que influenciaram o desenrolar dos fatos.
Já o Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso ministrou o workshop “O céu das culturas e suas ligações com os fenômenos naturais” no qual abordou as imagens das constelações criadas por etnias indígenas do noroeste amazônico.
Finalmente, os estudantes aprenderam bastante com o Prof. Dr. Marcos Rogerio Calil que ministrou o workshop “Relógios solares: ensino e aplicação”, ao final do qual foi construído um relógio de sol equatorial com papel, cola e tesoura.
Durante o evento, os estudantes puderam interagir de modo mais próximo com diversos docentes e pesquisadores, inclusive com a Profa. Dra. Laís dos Santos Pinto Andrade (comissão organizadora da JHCE) que orientou sobre as possibilidades abertas para a pesquisa em História da Ciência, inclusive no âmbito do programa de Pós-Graduação (em nível de mestrado e de doutorado) em História da Ciência da própria PUC-SP. Mais informações sobre a JHCE podem ser obtidas no link: https://historiadacienciaensino.wordpress.com/
Muitos pôsteres atraíram a atenção dos estudantes. Três casos em particular se destacaram: o trabalho intitulado “As mulheres calculadoras do Harvard College Observatory: Annie Jump Cannon” de autoria de Magali Conceição de Barros de Marchi; o trabalho intitulado “Nikola Tesla x Thomas Edson: A História da Guerra das Correntes Elétricas” de autoria de Aroldo Quinto de Souza; e o trabalho intitulado “História da Ciência no Currículo de Ensino de Ciências” de autoria de Modesto Pantaleo Junior.
Magali, Aroldo e Modesto são professores de física formados pelo campus de São Paulo do IFSP, onde foram alunos do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Durante o evento, os estudantes presentes aproveitaram também para conhecer um pouco do universo cultural da cidade de São Paulo. Eles conheceram o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural FIESP no prédio do SESI, onde participaram do fascinante “FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Arte Digital): interface homem, máquina e jogos digitais”.
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