Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP participaram da Jornada de História da Ciência e Ensino

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2015, 14h09 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2015, 14h09

Estudantes de cursos superiores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram da V Jornada de História da Ciência e Ensino (JHCE) que ocorreu no campus de ciências exatas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), na cidade de São Paulo, entre 30 de julho e 1 de agosto de 2015. Os estudantes João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos (todos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba) e Giovanna Ataria Campos Santos (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba) compareceram ao evento, acompanhados pelo seu orientador Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O estudante Paulo Augusto dos Santos Camargo (do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas da FATEC de Sorocaba) acompanhou o grupo durante o evento.

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba apresentaram dois trabalhos na forma de pôsteres durante o evento. Os estudantes João Pereira Neto e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta apresentaram o trabalho intitulado “Kepler e a gravidade: utilizando vídeos para a divulgação e o ensino de história da ciência”, escrito em co-autoria com sua colega Adriana de Andrade e com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

João, professor Ricardo e Ariane junto ao pôster sobre Kepler e a gravidadeJoão, professor Ricardo e Ariane junto ao pôster sobre Kepler e a gravidade

Já os estudantes Lucas Conelian de Oliveira, Rafael Brock Domingos e Giovanna Ataria Campos Santos apresentaram o trabalho “A utilização de softwares como interface visual em modelagem matemática para o ensino de história da astronomia: as perspectivas docente e discente” que foi escrito, também, em co-autoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

- Lucas, Rafael, Giovanna e professor Ricardo junto ao poster sobre o uso de softwares e o ensino de história da astronomia- Lucas, Rafael, Giovanna e professor Ricardo junto ao poster sobre o uso de softwares e o ensino de história da astronomia

Diversas das atividades chamaram a atenção dos estudantes presentes. Uma destas atividades foi o workshop “Educação em ciências: possibilidades e alcance da didática da física” ministrado pelo Prof. Dr. Wagner Wuo que analisou estratégias didáticas para o ensino de física considerando as suas múltiplas faces inclusive dos pontos de vista cultural e humanístico.

Estudantes com professores Ricardo e Wagner Wuo (que ministrou workshop sobre ensino de física)Estudantes com professores Ricardo e Wagner Wuo (que ministrou workshop sobre ensino de física)

O minicurso “Aspectos históricos das origens da computação” ministrado pelo Prof. Dr. Eli Banks Liberato da Costa procurou encarar a história da computação como um processo que teve a colaboração de inúmeros personagens que influenciaram o desenrolar dos fatos.

Estudantes com professor Eli Banks (que ministrou minicurso sobre História da ComputaçãoEstudantes com professor Eli Banks (que ministrou minicurso sobre História da Computação

Já o Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso ministrou o workshop “O céu das culturas e suas ligações com os fenômenos naturais” no qual abordou as imagens das constelações criadas por etnias indígenas do noroeste amazônico.

Professor Ricardo, Rafael, professor Walmir Cardoso (que ministrou workshop sobre a astronomia dos povos indígenas) e LucasProfessor Ricardo, Rafael, professor Walmir Cardoso (que ministrou workshop sobre a astronomia dos povos indígenas) e Lucas

Finalmente, os estudantes aprenderam bastante com o Prof. Dr. Marcos Rogerio Calil que ministrou o workshop “Relógios solares: ensino e aplicação”, ao final do qual foi construído um relógio de sol equatorial com papel, cola e tesoura.

Professor Marcos Calil (que ministrou workshop sobre relógios solares) , estudantes e professor RicardoProfessor Marcos Calil (que ministrou workshop sobre relógios solares) , estudantes e professor Ricardo

Durante o evento, os estudantes puderam interagir de modo mais próximo com diversos docentes e pesquisadores, inclusive com a Profa. Dra. Laís dos Santos Pinto Andrade (comissão organizadora da JHCE) que orientou sobre as possibilidades abertas para a pesquisa em História da Ciência, inclusive no âmbito do programa de Pós-Graduação (em nível de mestrado e de doutorado) em História da Ciência da própria PUC-SP. Mais informações sobre a JHCE podem ser obtidas no link: https://historiadacienciaensino.wordpress.com/

João, professora Lais Trindade (organizadora da JHCE) e professor RicardoJoão, professora Lais Trindade (organizadora da JHCE) e professor Ricardo

Muitos pôsteres atraíram a atenção dos estudantes. Três casos em particular se destacaram: o trabalho intitulado “As mulheres calculadoras do Harvard College Observatory: Annie Jump Cannon” de autoria de Magali Conceição de Barros de Marchi; o trabalho intitulado “Nikola Tesla x Thomas Edson: A História da Guerra das Correntes Elétricas” de autoria de Aroldo Quinto de Souza; e o trabalho intitulado “História da Ciência no Currículo de Ensino de Ciências” de autoria de Modesto Pantaleo Junior.

Professor Ricardo com professores Aroldo e Magali, formados em física pelo câmpus de São Paulo do IFSPProfessor Ricardo com professores Aroldo e Magali, formados em física pelo câmpus de São Paulo do IFSP

Magali, Aroldo e Modesto são professores de física formados pelo campus de São Paulo do IFSP, onde foram alunos do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professor Modesto (formado em física pelo Câmpus de São Paulo do IFSP) e professor RicardoProfessor Modesto (formado em física pelo Câmpus de São Paulo do IFSP) e professor Ricardo

Durante o evento, os estudantes presentes aproveitaram também para conhecer um pouco do universo cultural da cidade de São Paulo. Eles conheceram o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural FIESP no prédio do SESI, onde participaram do fascinante “FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Arte Digital): interface homem, máquina e jogos digitais”.

Estudantes e professor Ricardo no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica)Estudantes e professor Ricardo no FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página