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Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participaram do III Congresso de Extensão em Sertãozinho

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 20h22 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 20h22

Entre os dias 8 e 10 de novembro de 2016, dezoito estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e pela Profa. Espec. Ester Kolling Rodrigues, estiveram no câmpus de Sertãozinho do IFSP onde participaram do III CEMAC (III Congresso de Extensão e III Mostra de Arte e Cultura do IFSP). Destes alunos, dezesseis apresentaram trabalhos acadêmicos de sua autoria na forma de comunicação oral ou de pôster, e, por este motivo, receberam auxílio financeiro do IFSP para poderem participar deste congresso que procurou integrar todas as ações de extensão em áreas como educação, cultura, arte, divulgação da ciência e da tecnologia, etc.

Estudantes e professor Ricardo Plaza pouco antes da partida para SertãozinhoEstudantes e professor Ricardo Plaza pouco antes da partida para Sertãozinho

O III CEMAC foi organizado pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PRX). Foi possível perceber que houve um aprimoramento significativo em relação aos dois CEMACs anteriores que ocorreram em 2014 em Avaré e em 2015 em Catanduva. A abertura do III CEMAC contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão Wilson de Andrade Matos.

Pró-Reitor de Extensão Wilson Matos junto com professores e estudantes do IFSP-CaraguatatubaPró-Reitor de Extensão Wilson Matos junto com professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes no III CEMAC foram: João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Adriana de Andrade, André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Juan Carlos Guilherme Orellana, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, Lucas Isper, Cintia Ribeiro de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Melissa Silva de Oliveira, Lucas Conelian de Oliveira, Carolina Bardella de Oliveira, Sabrina Fogaça de Almeida e Yara Cristina da Silva Lopes. Durante o evento, eles se encontraram com a Profa. Ma. Amanda Maria Bicudo de Souza Almeida que até o primeiro semestre de 2016 lecionou no câmpus de Caraguatatuba do IFSP e que atualmente está lecionando no câmpus de Campos do Jordão do IFSP.

Adriana, professora Amanda e RafaelAdriana, professora Amanda e Rafael

A abertura do III CEMAC, no dia 08/11/2016, contou com a exibição do Coro Memorie D’Itália. Um dos pontos altos foi a apresentação da música “Va, pensiero” (“Vai, pensamento”) da ópera Nabuco escrita pelo italiano Giuseppe Verdi em 1848. “Va, pensiero” é também conhecida como “Coro dos escravos hebreus” e relata a história dos judeus na Babilônia antiga. Segundo alguns historiadores este coro pretendia ser um hino para os patriotas italianos que buscavam unificar seu país, contra a ocupação estrangeira, na segunda metade do século XIX. Ele também se tornou uma música sempre lembrada no que se refere ao martírio de judeus por nazistas durante o Holocausto na Segunda Guerra Mundial e é uma espécie de hino dos povos do mundo que tentam se libertar de alguma opressão. Uma versão belíssima desta música pode ser assistida em: <https://www.youtube.com/watch?v=2F4G5H_TTvU>.

No dia 09/11/2016, pela manhã, o professor Ricardo Plaza participou da mesa-redonda “Educação, mídia e cultura”, que foi mediada pelo servidor técnico-administrativo Rodrigo Crivelaro (do IFSP-Hortolândia) e que contou com outros dois apresentadores: o Prof. Dr. Fábio Nazareno Machado da Silva (do IFSP-Suzano) e o Prof. Espec. Carlos Cipriano Gomes Junior (do campus da cidade de Goiás do IFG).

Membros da mesa-redonda “Educação, mídia e cultura”Membros da mesa-redonda “Educação, mídia e cultura”

Durante a mesa-redonda “Educação, mídia e cultura” foi discutida as possibilidades de uso do cinema, do rádio e TV e da internet como ferramentas para a divulgação e a reflexão sobre cultura, arte, ciência e educação. Foi dado destaque para as formas pelas quais os Institutos Federais podem colaborar para a produção e difusão da cultura, de maneira significativa, sobretudo por meio de ações de extensão. Também foi destacado que em tempos de retrocessos em diversos setores da sociedade, a cultura é uma forma de resistência, pois pode provocar a reflexão sobre alternativas, ajudando as pessoas a “pensarem fora da caixa”.

Membros da mesa-redonda “Educação, mídia e cultura” com estudantesMembros da mesa-redonda “Educação, mídia e cultura” com estudantes

Durante a tarde do dia 09/11/2016, o economista Marcio Pochmann apresentou a palestra “Direito à educação: avanços e recuos”, abordando diversos temas da atualidade. Ele ressaltou em sua apresentação que diante de uma situação de crise econômica e de diminuição da arrecadação, todo governo tem basicamente duas opções: ou aumentar os impostos sobre os mais ricos ou cortar os gastos sociais e com serviços públicos para os mais pobres. A escolha a ser feita dependerá dos valores prioritários e da base social representada pelo governo em questão. Ele lembrou também que na história de mais de cinco séculos do Brasil, a democracia tem sido mais a exceção do que a regra, e mesmo quando existiu democracia, ela tem sido muito mais representativa do que participativa. Ele destacou que atualmente o governo brasileiro paga por ano quase 9% do PIB em juros, o que revela que vivemos em um capitalismo rentista que não prioriza a produção e no qual o setor financeiro adquiriu um tamanho e um poder exacerbados; a este respeito, Pochmann ressaltou que quando a economia não cresce, muitos capitalistas aumentam os seus rendimentos por meio de ganhos financeiros.

Apresentação de Marcio PochmannApresentação de Marcio Pochmann

No final da tarde do dia 09/11/2016, ocorreu a palestra de Carlos Ruas intitulada “Missionário Científico – O desafio de levar ciência para quem não a conhece”. Carlos Ruas vem desenvolvendo há vários anos um trabalho de educação e divulgação científica, pela internet (no youtube), por meio de seus canais de vídeos de animação “Quer que desenhe” (<https://www.youtube.com/user/QuerQueDesenhe>) e “Um sábado qualquer” (<https://www.youtube.com/user/sabadoqualquer>).

Carlos Ruas em sua apresentaçãoCarlos Ruas em sua apresentação

Durante a sua apresentação, Carlos Ruas procurou ressaltar o caráter de seu trabalho, dando destaque para os seus desenhos sobre os diversos Deuses de diferentes religiões (“Buteco dos Deuses”), inclusive explicando sobre a sua tirinha “Com Deus não se brinca”, na qual Deus está triste e solitário, numa gangorra de um parquinho, não tendo ninguém com quem brincar com ele. Ele enfatizou que nem todo humor é ofensa: brincar com algo não significa necessariamente ofender. Ele salientou também que entende que é importante diminuir a intolerância existente entre adeptos de diferentes pontos de vista religiosos. Para Carlos Ruas, quanto mais se conhece a religião do próximo, menos provável será que ela seja satanizada. Como foi lembrado por um dos presentes, o próprio tema da redação do ENEM deste ano de 2016 conferiu ênfase para esta questão: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Tirinha “Com Deus não se brinca” de Carlos RuasTirinha “Com Deus não se brinca” de Carlos Ruas

Carlos Ruas também destacou a iniciativa mais recente, da qual fez parte, de elaborar o canal “BláBlálogia” no youtube, com criadores de conteúdos científicos na internet, para discutir temas da ciência, da educação e de outras áreas do conhecimento humano: <https://www.youtube.com/channel/UC3Ooj_iDWELBumIEDejyNHQ>. Ao final de sua palestra, Carlos Ruas autografou, com desenhos, seus livros de quadrinhos (“Buteco dos Deuses”, “Fique com os Deuses”, “Nos bastidores da Bíblia – Êxodo”) para vários dos presentes.

Professor Ricardo, Rafael, Carlos Ruas e AndréProfessor Ricardo, Rafael, Carlos Ruas e André

Pela manhã do dia 10/11/2016, ocorreu a atividade formativa denominada “Arte/Educação no IFSP: experiências e relatos de arte/educadores” que consistiu em um debate com a participação de vários professores do IFSP que trabalham com as artes, de modo a encontrar caminhos para que sejam fortalecidas iniciativas neste sentido. A professora Ester Kolling e o professor Ricardo Plaza estiveram presentes colaborando e participando das discussões.

No dia 10/11/2016, na hora do almoço, o Prof. Me. Ricardo Meloni Martins Rosado, que leciona física no IFSP-Sertãozinho apresentou para os presentes várias paródias de músicas relacionadas ao ensino de física moderna. A primeira música tocada foi “Lépton lépton” (uma paródia de “Lepo lepo”) que contou com a dança de seis moças representando os seis léptons existentes no mundo das partículas elementares: o elétron, o múon, o tau e seus respectivos três neutrinos; a coreografia contou com a organização e colaboração da Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia que também é docente de física do IFSP-Sertãozinho. O professor Ricardo Meloni que coordena o projeto de extensão “Ciência e Arte”, apresentou ainda outros dois de seus sucessos musicais: “É preciso um LHC” (<https://www.youtube.com/watch?v=zUs_ZLxvELI>) e “Neutrino da porteira” (<https://www.youtube.com/watch?v=UsGrHshgFjE>).

Professor Ricardo Meloni no violão e seu grupo musical com coreografia da música “Lépton lépton”Professor Ricardo Meloni no violão e seu grupo musical com coreografia da música “Lépton lépton”

No início da tarde do dia 10/11/2016, o advogado e mestre em administração Ricardo Sobral conduziu uma atividade intitulada “Discussão sobre a PEC 241: O que ela significa?” na qual foi feita uma reflexão sobre os impactos da Proposta de Emenda à Constituição 241 (agora denominada PEC 55, no senado) e as consequências do congelamento de recursos para a educação e a saúde pública por 20 anos em nosso país. Logo no início, ele salientou o erro que se comete ao comparar um país com uma dona-de-casa, sobretudo quando se afirma que “não se pode gastar mais do que se ganha (arrecada)”: para superar esta visão de senso comum, foi salientado que um país pode arrecadar mais, cobrando mais impostos dos setores mais ricos da sociedade, por exemplo; além disso, em um país há setores e classes sociais com interesses diferentes e antagônicos e que em uma nação com tantas desigualdades sociais como o Brasil, é fundamental combater injustiças sociais seculares pelo fortalecimento de serviços públicos de educação e saúde gratuitos, universais e de qualidade para todos os brasileiros. Ricardo Sobral lembrou também que uma PEC sobre gastos com educação e saúde públicas deveria levar em consideração não somente o índice de crescimento dos preços (inflação), mas também os índices de crescimento da economia e de crescimento da população durante os próximos anos, para ser socialmente mais justa. Ele também apresentou uma planilha eletrônica que pode ser baixada em <https://mega.nz/#!0NhXjTwB!JLSY7dM3saIRsgXXkCftxZg_Ya-J4rJ-Nfb991go-aU> e que simula o que ocorrerá com os gastos com educação e saúde públicas no Brasil com o congelamento de verbas pro 20 anos. Em um dos cenários apresentados, de inflação média anual de 6,5% e de crescimento médio anual da economia de 3%, em 20 anos, os gastos percentuais (em relação ao PIB) com educação e saúde são reduzidos quase que para a metade do seu valor atual. Como se trata de uma planilha eletrônica que pode ser baixada livremente, é possível alterar os dados iniciais (inflação e crescimento econômico), para simular diferentes possibilidades para o futuro dos recursos para educação e saúde pública, de modo a compreender melhor os efeitos do congelamento de recursos para estes serviços públicos. Esta planilha eletrônica contribui didaticamente para esclarecer os impactos do congelamento de recursos para a educação e a saúde pública no Brasil por 20 anos.

Ricardo Sobral debate com os alunos a respeito da PEC 241 (agora, no Senado, denominada PEC 55)Ricardo Sobral debate com os alunos a respeito da PEC 241 (agora, no Senado, denominada PEC 55)

Finalmente no período da tarde do dia 10/11/2016, na atividade de encerramento do III CEMAC, o economista, professor e ex-senador Eduardo Suplicy, fez uma palestra intitulada “Educação e direitos humanos” na qual explicou alguns conceitos abordados em seu livro “Renda de cidadania”, sobre a proposta de renda mínima.

Eduardo Suplicy no final de sua apresentaçãoEduardo Suplicy no final de sua apresentação

Na sua chegada, Suplicy foi recebido pelos estudantes que cantaram para ele a música “O trono do estudar” (<https://www.youtube.com/watch?v=14NqOdRY_Ls>) composta em 2015 por vários músicos, como forma de homenagem aos estudantes que ocuparam escolas estaduais paulistas para lutar contra o projeto do governo do estado de São Paulo de fechar cerca de uma centena de escolas, proposta esta que foi abandonada pelo governo estadual como consequência da luta estudantil. Suplicy em sua exposição afirmou que se ainda fosse senador votaria contra a atual proposta de congelamento de recursos para educação e saúde pública por 20 anos (PEC 55/241).

Em sua apresentação, Suplicy declamou a letra da música “Blowing in the Wind” de Bob Dylan (<https://www.youtube.com/watch?v=G58XWF6B3AA>), músico que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2016, e a letra da música “O homem na estrada” do conjunto Racionais MC’s (<https://www.youtube.com/watch?v=02-h9t0VpVI>). Estas duas músicas têm em comum a crítica social presente em suas letras, sobretudo do ponto de vista dos mais desvalidos e desamparados.

Espaço onde ocorreram as atividades iniciais e finais do III CEMACEspaço onde ocorreram as atividades iniciais e finais do III CEMAC

O encerramento do III CEMAC contou com os pronunciamentos do Reitor do IFSP Eduardo Modena e do Pró-Reitor de Extensão Wilson Matos.

Reitor Eduardo Modena no encerramento do III CEMACReitor Eduardo Modena no encerramento do III CEMAC

Os trabalhos apresentados no III CEMAC pelos estudantes relacionados ao programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, foram: “Astrobiologia e pensamento crítico: uma abordagem interdisciplinar” de André Luiz Oliveira dos Santos Júnior; “O uso de jogos matemáticos em atividades Extracurriculares” de Josiene Vieira Nascimento Dourado; “A divulgação da participação da mulher na ciência” de Brenda da Rocha; “Gameficando o ensino: Sistema de "RPG" para uso didático” de Matheus Luiz Romeo Pereira; “Arte e educação na vida de crianças e adolescentes” de Juan Carlos Guilherme Orellana; “Cinema, educação e bulliyng” de Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal; “Filosofia, cinema e a natureza da realidade em que vivemos” de Adilson Alves de Oliveira Junior. Por sua vez, os trabalhos seguintes estão associados a projetos de pesquisa de iniciação científica de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, mas que também apresentam características extensionistas: “Cosmologia também é cultura” de João Pereira Neto; “Oficina de experimento de baixo custo como ferramenta para o ensino de física” de Adriana de Andrade; “Astronomia como forma de representação Cultural” de Rafael Brock Domingos. Os trabalhos associados ao projeto de extensão “Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba”, coordenado pela Profa. Dra. Natalia Nassiff Braga foram: “Cursinhos Populares: A concepção e a experiência desenvolvida no IFSP Caraguatatuba” de Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Carolina Bardella de Oliveira; “Reflexões sobre o uso de gincana contínua no processo de ensino e aprendizagem de um cursinho popular” de Melissa Silva de Oliveira e Lucas Conelian de Oliveira. O trabalho “Ensinando e aprendendo matemática com histórias” de Cintia Ribeiro de Jesus e de Sabrina Fogaça de Almeida está associado ao projeto de extensão de mesmo título de autoria da Profa. Ma. Amanda Maria Bicudo de Souza Almeida e que, com a transferência da professora Amanda para o câmpus de Campos do Jordão do IFSP, passou a ser coordenado também pela Profa. Espec. Ester Kolling Rodrigues. Finalmente os dois trabalhos seguintes estão associados ao Núcleo da Rede Csf (“Ciência sem fronteiras”) de Caraguatatuba: “Cultural Coffee and Conversation Club: Encontros para a prática da Língua Inglesa em uma perspectiva cultural” de Lucas Conelian de Oliveira; “Projeto Escola De Férias Rede CsF – São Sebastião – SP: Oficinas de Maquiagem Artística e a Transversalidade” de Carolina Bardella de Oliveira e Lucas Conelian de Oliveira.

Pró-Reitor de Extensão Wilson Matos no encerramento do III CEMACPró-Reitor de Extensão Wilson Matos no encerramento do III CEMAC

A equipe de servidores da PRX está de parabéns pelo excelente evento que organizou no IFSP-Sertãozinho. A participação de estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba em congressos como este colabora muito com a sua formação acadêmica e o seu amadurecimento intelectual, sobretudo quando eles não apenas assistem as palestras e demais atividades do evento, mas quando também apresentam trabalhos acadêmicos de sua autoria. Os estudantes presentes relataram que a participação neste Congresso foi riquíssima para a sua formação acadêmica.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

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