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Estudantes do IFSP-Caraguatatuba apresentam trabalhos no Simpósio Nacional de Ensino de Física

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 10h24 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 10h24

Entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2017, três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos – estiveram presentes no Instituto de Física do câmpus de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde participaram do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), inclusive apresentando trabalhos com resultados de suas pesquisas de iniciação científica. O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orienta seus projetos de pesquisa acompanhou estes estudantes no XXII SNEF.

Professor Ricardo Plaza junto com estudantes João, Adriana e Rafael, presentes no XXII SNEFProfessor Ricardo Plaza junto com estudantes João, Adriana e Rafael, presentes no XXII SNEF

O XXII SNEF foi organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Desde 1970 os Simpósios Nacionais de Ensino de Física têm se constituído como um espaço privilegiado de troca de experiências, análises e discussões sobre o ensino de Física para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos. O tema “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, do XXII SNEF, buscou destacar um olhar para o conhecimento físico capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma crítica, participativa, empenhando-se na construção coletiva do bem comum e de um mundo melhor. Assim, diante de novas realidades, povoadas por enormes avanços científicos e tecnológicos, com frequência o cidadão contemporâneo é colocado diante de novas situações e questões sociocientíficas que exigem seu posicionamento e a educação pode contribuir para fornecer subsídios para que este posicionamento ocorra de modo consciente e autônomo.

Professor Ricardo Plaza, Rafael, Adriana e João no câmpus de São Carlos da USPProfessor Ricardo Plaza, Rafael, Adriana e João no câmpus de São Carlos da USP

Durante o XXII SNEF ocorreram atividades de diferentes tipos: palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, etc. A conferência de abertura do evento, na manhã de 23/01/2017, intitulada “O ensino e a aprendizagem de Ciências como um exercício de cidadania do Mundo” foi ministrada por Prof. Dr. Rodolpho Caniato. No início da tarde de 23/01/2017, a conferência plenária “Engaging Students with Research-Validated Uses of Technology” (“Engajando estudantes com Usos de Tecnologia Validados por Pesquisa”) foi ministrada pelo físico David Sokoloff, professor da Universidade do Oregon, nos EUA.

Conferência ministrada pelo físico David SokoloffConferência ministrada pelo físico David Sokoloff

Durante o XXII SNEF, os estudantes Rafael Brock Domingos e João Pereira Neto apresentaram a comunicação oral intitulada “Divulgação científica com temas de etnoastronomia, cosmologia e astrobiologia”, com os resultados de pesquisas sobre atividades de educação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista, por meio de palestras com o uso de cenas de filmes e documentários e de softwares de modelagem do céu noturno. Este trabalho contou também com a coautoria dos estudantes André Luiz Oliveira dos Santos Júnior e Dérick Alves de Jesus, além do professor Ricardo Plaza.

João e Rafael apresentando sua comunicação oralJoão e Rafael apresentando sua comunicação oral

Por sua vez a estudante Adriana de Andrade, apresentou a comunicação oral “Oficinas de experimentos de baixo custo no ensino de física”, feita em coautoria com o professor Ricardo Plaza, com resultados de suas pesquisas de iniciação científica envolvendo atividades e demonstrações experimentais utilizadas para o ensino de física.

Adriana na apresentação de sua comunicação oralAdriana na apresentação de sua comunicação oral

A mesa-redonda “Superando desafios na inserção de abordagens históricas no ensino de física” contou com a coordenação de Cibelle Celestino Silva e a participação de Ana Paula Bispo, Breno Arsioli Moura e Leandro Londero, e teve como objetivo discutir as aproximações existentes entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino das Ciências, com destaque para o Ensino de Física.

Outra mesa-redonda importante, intitulada “Há educação científica em uma escola ‘sem partido’?” contou com a coordenação de Ivã Gurgel e a participação de Andreia Guerra, Rubens Barbosa de Camargo e Vera Cepêda, e debateu, dentre outros temas, a necessidade de existência de liberdade para o desenvolvimento tanto da educação, quanto da ciência.

Mesa-redonda discute questões associadas ao projeto Escola sem PartidoMesa-redonda discute questões associadas ao projeto Escola sem Partido

Um dos importantes encontros realizados durante o XXII SNEF, intitulado “Física ‘masculina’, Cultura de Gêneros e o Ensino de Física”, foi coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Este encontro contou com a presença de pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior, e procurou discutir como o preconceito de gênero encontra-se presente nos espaços de ensino e de pesquisa em Física, atingindo principalmente, as mulheres e o segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), levando-os a constituírem minorias no segmento da pesquisa nas áreas das Ciências Exatas e tornando-os sujeitos às práticas de preconceito e opressão moral e intelectual. Diante dessa situação, este encontro refletiu sobre atitudes, que se adotadas, podem contribuir para promover a Física, no âmbito da educação em ciências, como uma cultura de todos os gêneros, até porque os preconceitos de gênero são desfavoráveis não apenas às pessoas, mas ao próprio desenvolvimento científico.

Adriana, professor Marcos Leodoro, João, Rafael e professor Ricardo PlazaAdriana, professor Marcos Leodoro, João, Rafael e professor Ricardo Plaza

Durante o XXII SNEF ocorreram diversas Mostras, como, por exemplo, “A Mecânica Quântica Nua e Crua”, “História do Átomo”, “Ensino popular de Física com ferrofluido” e “Experimentoteca de Física”.

Abrindo uma caixa com o gato de Schrödinger: de um lado morto, do outro lado vivo!Abrindo uma caixa com o gato de Schrödinger: de um lado morto, do outro lado vivo!

Durante o XXII SNEF, ocorreram também atividades de ensino de física com um caráter mais lúdico, como o show “Física no Palco”, desenvolvido por estudantes do câmpus de Catalão da UFG (Universidade Federal de Goiás) e o espetáculo teatral "Alice no País da Física", desenvolvido pelo “Grupo Ciência e Arte” (do câmpus de Sertãozinho do IFSP).

Show Física no PalcoShow Física no Palco

O XXII SNEF foi também um momento útil para troca de experiências com pesquisadores da área de ensino de física de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, como ocorreu com o Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique (da Universidade Federal de Lavras) e com a Profa. Ma. Flávia Polati Ferreira (que é doutoranda em Ensino de Ciências, com ênfase em Física, na Universidade de São Paulo).

Professores Flávia Polati Ferreira, Ricardo Plaza e Alexandre Bagdonas HenriqueProfessores Flávia Polati Ferreira, Ricardo Plaza e Alexandre Bagdonas Henrique

A participação de estudantes universitários em congressos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual, sobretudo quando eles não apenas participam das palestras e das demais atividades do evento, mas quando também apresentam trabalhos acadêmicos de sua própria autoria. Os estudantes presentes relataram que a participação neste Simpósio foi muito importante para a sua formação acadêmica.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

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