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Estudantes do IFSP-Caraguatatuba apresentam trabalhos no II Congresso de Extensão em Catanduva

Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2015, 14h22 | Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2015, 14h22

Entre os dias 3 e 5 de novembro de 2015 aconteceu o II Congresso de Extensão e a II Mostra de Arte e Cultura do IFSP (II CEMAC), no câmpus de Catanduva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Quatro estudantes universitários do câmpus de Caraguatatuba estiveram presentes participando das atividades acadêmicas propostas e apresentando dois trabalhos acadêmicos na forma de comunicação oral: Dérick Alves de Jesus, Rafael Brock Domingos, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta e Lucas Demetrio Muniz; os três primeiros são alunos do curso de Licenciatura em Matemática e o quarto é aluno do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Eles foram acompanhados pelo orientador de seus trabalhos de extensão, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Representando a Coordenadoria de Extensão do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente também o servidor Lislei Aparecido da Silva.

Professor Ricardo, Reitor Modena e Pró-Reitor Wilson junto com os estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessor Ricardo, Reitor Modena e Pró-Reitor Wilson junto com os estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Na manhã de 4 de novembro, Dérick e Ariane apresentaram a comunicação oral intitulada “Educação científica por meio de atividades experimentais e audiovisuais para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, trabalho este que foi escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza e com os estudantes Rafael Brock Domingos e Ana Beatriz Vieira de Sousa. Na apresentação eles descreveram e analisaram uma série de atividades de cunho educacional no âmbito das ciências naturais, realizadas em diversas escolas públicas de Caraguatatuba e de municípios da vizinhança. Estas atividades se viabilizaram por estratégias didáticas de dois tipos: por meio de demonstrações experimentais de baixo custo e por meio de cenas de vídeos, documentários científicos e filmes de ficção científica. Finalmente eles destacaram a importância do site www.educacaocientifica.com.br criado para auxiliar na implantação deste projeto.

Derick e Ariane na apresentação da comunicação oral sobre “Educação Científica"Derick e Ariane na apresentação da comunicação oral sobre “Educação Científica"

Por sua vez, na tarde do dia 5 de novembro, Rafael e Lucas apresentaram a comunicação oral intitulada “Cinedebate: História, Ciência e Cultura”, trabalho este que foi escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza e com as estudantes Giovanna Ataria Campos Santos e Ana Beatriz Vieira de Sousa. Na apresentação eles descreveram os diversos filmes e as discussões dos cinedebates que aconteceram ao longo de 2015, tanto no próprio câmpus do IFSP-Caraguatatuba, quanto em espaços de escolas públicas da região. Além disso, eles procuraram explicar o modo pelo qual se estruturou cada sessão de cinedebate, inclusive destacando a importância do site www.cinedebate.com.br que foi criado para a efetivação do projeto.

Lucas e Rafael na apresentação da comunicação oral sobre o “Cinedebate”Lucas e Rafael na apresentação da comunicação oral sobre o “Cinedebate”

O II CEMAC foi estruturado de forma bastante articulada e eficiente pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de propiciar uma verdadeira troca de experiências entre as iniciativas extensionistas desencadeadas em diferentes câmpus do IFSP, de modo a socializar as atividades, os projetos e as ações de extensão, associadas com a produção de conhecimento científico e tecnológico realizada no IFSP. Este espaço para troca de saberes ocorreu na perspectiva da promoção da cultura de respeito e valorização da diversidade e dos direitos humanos, tendo em vista uma articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Estudantes Lucas, Ariane, Dérick e Rafael, junto com o servidor Silva e o professor RicardoEstudantes Lucas, Ariane, Dérick e Rafael, junto com o servidor Silva e o professor Ricardo

Uma das mesas redondas que mais despertou o interesse dos estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes foi aquela intitulada: “Cursinho Popular do IFSP: Balanço e Perspectiva”. Nela foram discutidas as experiências de implementação de cursinhos populares em cinco câmpus do IFSP durante o ano de 2015: em alguns casos as aulas destes cursinhos populares ocorreram no período noturno e em outros, no período vespertino. Para o ano de 2016, o edital 593 prevê a ampliação desta experiência para sete câmpus e as propostas com o objetivo de preparar alunos de baixa renda para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), deverão ser enviadas até o dia 13/12/2015. Os cursinhos populares são organizados por docentes e servidores do IFSP que orientam o trabalho de até 10 estudantes de cursos de graduação que recebem bolsas de extensão por até 8 meses. Mas são estes estudantes universitários que lecionam as aulas do cursinho popular, sobre os conteúdos das diferentes disciplinas cobradas pelo ENEM, para turmas de 40 alunos jovens e adultos que estudam ou estudaram em escolas públicas. Os planos de ensino das aulas destes cursinhos populares devem estar consoantes os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo a contemplar habilidades e conteúdos das diversas disciplinas curriculares que são cobradas pelo ENEM. Além disso, pelo edital, estes planos de ensino devem estar também articulados com conteúdos de direitos humanos e cidadania de modo a contribuir com o desenvolvimento sociocultural dos discentes. Esta mesa-redonda também contou com a participação do reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, do Pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, e do diretor do câmpus de Catanduva do IFSP, Márcio Andrey Teixeira. Em suas falas, os três gestores destacaram a importância que a iniciativa de implantar cursinhos populares tem para que o IFSP consiga realizar o seu papel social e educacional de modo pleno. Os depoimentos dos gestores e dos bolsistas estudantes de graduação presentes, que foram professores destes cursinhos, evidenciaram, de modo muitas vezes emocionante, o seu envolvimento e engajamento com os compromissos educacionais e sociais abraçados pelos projetos.

Reitor Modena e Pró-Reitor Wilson durante a mesa-redonda sobre os cursinhos populares do IFSPReitor Modena e Pró-Reitor Wilson durante a mesa-redonda sobre os cursinhos populares do IFSP

Um dos pontos altos do evento foi, sem sombra de dúvida, o espetáculo “Carne” da Cia. Kiwi de Teatro. Esta peça teatral abordou as desigualdades e violências que as mulheres sofreram ao logo da história – e continuam sofrendo; de modo crítico e, por vezes irônico, foram destacadas situações do cotidiano que evidenciam como o preconceito e as injustiças contra as mulheres se manifestam. Ocorreram vários outros momentos de maior descontração durante o Congresso. Em um destes momento, no saguão principal do prédio do Instituto Federal, no período do almoço do dia 4 de novembro, o diretor do IFSP-Catanduva, Prof. Dr. Marcio Andrey Teixeira, junto com outros membros da comunidade, se apresentaram com sua banda de música e tocaram belas músicas do rock brasileiro.

Professor Marcio Andrey Teixeira (primeiro à esquerda)e outros membros do IFSP Catanduva tocaram um pouco de rockProfessor Marcio Andrey Teixeira (primeiro à esquerda)e outros membros do IFSP Catanduva tocaram um pouco de rock

Para os estudantes que participaram do II CEMAC, a experiência proporcionou uma grande aprendizagem e abriu horizontes no que diz respeito a novos desdobramentos de seus trabalhos de extensão, pesquisa e educação no futuro. O IFSP contribuiu com os recursos financeiros necessários para viabilizar o transporte, a hospedagem e a alimentação dos estudantes e servidores presentes ao II CEMAC.

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