Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Matemática participaram da MEDES e apresentaram trabalhos no Innovation Day

Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2015, 08h55 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 08h55

Estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, participaram como ouvintes da conferência internacional na área computacional denominada MEDES (“7th International Conference on Management of computational and collective intElligence in Digital ECoSystems” ou “7ª Conferência Internacional em Gerenciamento de Inteligência Computacional e Coletiva em Ecossistemas Digitais”), evento que ocorreu no Hotel Ilha Morena no município de Caraguatatuba (SP), entre 26 e 29 de outubro de 2015; além disso, apresentaram diversos trabalhos acadêmicos na forma de pôsteres no último dia do evento (29/10/2015), o “Innovation Day” (“Dia da Inovação”), durante o 6º Workshop de Negócios e Inovação do IFSP.

Licenciandos João Vitor, Rafael e Ariane, presentes no primeiro dia do MEDESLicenciandos João Vitor, Rafael e Ariane, presentes no primeiro dia do MEDES

No dia de abertura do MEDES (26/10/2015), os licenciandos em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos e João Vitor Magalhães do Nascimento, acompanharam o professor Ricardo Plaza e assistiram como ouvintes algumas apresentações da Conferência, particularmente aquelas sobre “Software Development” (Desenvolvimento de softwares) e “Data Mining” (Mineração de dados).

No segundo dia do MEDES (27/10/2015), junto com o professor Ricardo, os estudantes do curso de licenciatura em matemática Lucas Conelian de Oliveira, Júlio Manoel de Campos Souza, Derick Alves de Jesus, Deive José Aparecido de Faria e Roberta da Silva, acompanhados por Giovanna Ataria Campos Santos e Luis Fernando Guimarães da Silva, estudantes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, participaram como ouvintes e assistiram comunicações sobre “Web Technologies” (Tecnologias da Web) e “Collective Intelligence” (Inteligência Coletiva). Durante a tarde, o destaque foi a importante palestra do Prof. Dr. Johannes Keizer, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e que trabalha com Padrões de Gerenciamento da Informação na Agricultura. Ele iniciou sua apresentação ressaltando que o atual presidente da FAO é um brasileiro, José Graziano da Silva, que foi ministro do governo federal entre 2003 e 2004, quando foi o responsável pela implantação do Programa Fome Zero que acarretou uma série de políticas públicas consideradas exemplares no combate contra a fome, segundo o relatório da FAO intitulado “O panorama da insegurança alimentar na América Latina e no Caribe 2015”.

Estudantes de Matemática e Processos gerenciais presentes ao segundo dia do MEDESEstudantes de Matemática e Processos gerenciais presentes ao segundo dia do MEDES

No último dia do evento (29/10/2015), durante o “Innovation Day”, estudantes do curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba apresentaram cinco trabalhos acadêmicos na forma de pôster, que foram aprovados pelos pareceristas do evento.

Licenciandos em matemática presentes no Innovation DayLicenciandos em matemática presentes no Innovation Day

A estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Adriana de Andrade, participou da autoria de três pôsteres. Em um deles, em coautoria com o seu orientador de iniciação científica, professor Ricardo Plaza, ela apresentou o trabalho “Implementando estratégias de comunicação por meio de sites acadêmicos”. Em um segundo trabalho, em coautoria com o professor Francisco Leitão de Oliveira Neto (da Escola Estadual Avelino Ferreira) e com o professor Ricardo Plaza, ela apresentou o trabalho “Uso de tecnologia e jogo de xadrez na educação”. Finalmente, o seu terceiro trabalho, em coautoria com Cintia Ribeiro de Jesus, sua colega do curso de licenciatura em matemática, com Maria Ribeiro Pinheiro, professora da escola Municipal de Camburí em São Sebastião, e com o professor Ricardo Plaza, intitulou-se “Tecnologia como ferramenta auxiliar na inclusão escolar”.

Professor Leitão, Adriana, Cintia e professor Ricardo em frente aos seus três trabalhos acadêmicosProfessor Leitão, Adriana, Cintia e professor Ricardo em frente aos seus três trabalhos acadêmicos

O licenciando em matemática, Lucas Conelian de Oliveira, em coautoria com seu orientador de iniciação científica, professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho intitulado “Polinomiografia: um suporte motivacional para o ensino de modelagem matemática e o contato com as origens da computação”.

Lucas e professor Ricardo em frente ao trabalho acadêmico que escreveramLucas e professor Ricardo em frente ao trabalho acadêmico que escreveram

Finalmente, o licenciando em matemática, João Pereira Neto, em coautoria com seu orientador de iniciação científica, professor Ricardo Plaza, apresentou o trabalho intitulado “A utilização dos programas Stellarium e Carta Celeste em um minicurso de astronomia”.

Professor Ricardo e João em frente ao trabalho acadêmico que escreveramProfessor Ricardo e João em frente ao trabalho acadêmico que escreveram

Durante a apresentação dos trabalhos no Innovation Day, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer importantes trabalhos produzidos por representantes de diversos câmpus do IFSP. Em particular, a Profa. Espec. Izabela Alves que leciona a disciplina de LIBRAS para o curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, destacou o trabalho intitulado “Plataforma Geradora de Avaliação Visual para Surdos” de autoria da Profa. Espec. Elayne HIromi Kanashiro (de LIBRAS), do Prof. Dr. Elifas Levi da Silva (de Física) e do estudante Caio Kanashiro Tavares, todos do câmpus de Cubatão do IFSP.

Representantes dos câmpus de Caraguatatuba e de Cubatão do IFSP com o sinal para “Eu te amo”Representantes dos câmpus de Caraguatatuba e de Cubatão do IFSP com o sinal para “Eu te amo”

O MEDES e o Innovation Day foram eventos acadêmicos importantíssimos tanto pela sua temática, quanto para o desenvolvimento tecnológico do país. A oportunidade de poder participar de tais eventos com certeza contribuiu intensamente para a formação de todos os estudantes universitários presentes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página