Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes de Matemática assistem defesa de doutorado na UFSCar

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2016, 11h41 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2016, 11h41

No dia 09 de agosto de 2016, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a uma defesa de doutorado que ocorreu no campus de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os licenciandos João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Josiene Vieira Nascimento Dourado e Lucemir Camilo Braga Junior acompanharam o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba) que participou da banca examinadora da tese de doutorado escrita por Riama Coelho Gouveia, intitulada “Nanofios de germânio: síntese, caracterização estrutural, propriedades elétricas e caracterizações”.

Professores Ricardo e Riama com bolsistas do IFSPProfessores Ricardo e Riama com bolsistas do IFSP

Além do professor Ricardo, a banca examinadora da tese foi composta pelo seu orientador Prof. Dr. Adenilson José Chiquito (da UFSCar), pelo Prof. Dr. Márcio Daldin Teodoro (da UFSCar), pelo Prof. Dr. Ariano de Giovanni Rodrigues (da UFSCar) e pelo Prof. Dr. Rubens Francisco Ventrici de Souza (do IFSP-Sertãozinho). Após a arguição, Riama teve seu trabalho de doutorado aprovado pela banca de avaliação.

Professora Riama com membros da banca examinadora, após a defesa da teseProfessora Riama com membros da banca examinadora, após a defesa da tese

Esta tese de doutorado objetivou sintetizar nanofios de germânio com o uso de cinco diferentes catalisadores – ouro, prata, cobre, índio e níquel – e verificar a influência do catalisador em propriedades estruturais desses nanofios. Como resultados desta etapa, verificou-se que é possível sintetizar nanofios constituídos basicamente por germânio monocristalino em estrutura diamante, sem defeitos aparentes, com ordem de longo alcance e relação entre comprimento e diâmetro da ordem de 1000 para todos os metais de teste. Outro objetivo desta pesquisa foi investigar características elétricas e optoeletrônicas dos nanofios de germânio produzidos, por meio da construção de dispositivos de um único nanofio e de rede de nanofios.

Josiene, Rafael, Lucemir, João e professor Ricardo na biblioteca central da UFSCarJosiene, Rafael, Lucemir, João e professor Ricardo na biblioteca central da UFSCar

Riama estudou no câmpus de São Paulo do IFSP, onde se formou na primeira turma do curso de Licenciatura em Física que se iniciou no ano de 2001. Durante a sua graduação ela foi orientada em três diferentes projetos de iniciação científica pelo professor Ricardo Plaza que na época lecionava no IFSP da cidade de São Paulo. Atualmente Riama é professora do câmpus de Sertãozinho do IFSP.

Bolsistas do IFSP com professor Ricardo em frente ao teatro Florestan Fernandes da UFSCarBolsistas do IFSP com professor Ricardo em frente ao teatro Florestan Fernandes da UFSCar

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes na defesa desta tese são todos bolsistas de diferentes programas de pesquisa, ensino e extensão mantidos pelo governo federal e pelo IFSP-Caraguatatuba. João é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC custeada pelo CNPq (órgão do governo federal) e Rafael é bolsista de iniciação científica pelo programa institucional de bolsas do próprio IFSP; ambos são orientados pelo professor Ricardo, nos projetos de pesquisa intitulados “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de Astronomia”, respectivamente. Josiene é bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, que é coordenado pelo professor Ricardo e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Lucemir é bolsista-professor do Cursinho Popular do câmpus de Caraguatatuba do IFSP, com apoio também da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Os alunos puderam conhecer durante este tarde, o professor de física Ricardo Meloni, do IFSP-Sertãozinho, autor de iniciativas de ensino de física usando paródias musicais, como “É preciso um LHC” que ele adaptou e que está disponível para ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=pdAov4muO8o.

Bolsistas e professor Ricardo em frente ao observatório astronômico da UFSCar Bolsistas e professor Ricardo em frente ao observatório astronômico da UFSCar

Os estudantes universitários do IFSP puderam conhecer também, durante parte deste dia, alguns prédios da UFSCar, como a sua imponente Biblioteca Central, o Teatro Florestan Fernandes e o Observatório Astronômico.

No final da tarde, eles foram visitar as instalações do prédio do IFSP-São Carlos que fica dentro do câmpus da própria UFSCar. A Profa. Dra. Wania Tedeschi que é a diretora do IFSP-São Carlos explicou ao grupo um pouco a respeito dos diferentes cursos lá existentes e dos planos da instituição para o futuro.

Professores Wania e Ricardo com os estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessores Wania e Ricardo com os estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Os quatro licenciandos em matemática presentes consideraram que foi extremamente positiva a possibilidade de poderem assistir uma defesa de tese de doutoramento numa instituição de pesquisa de ponta como a UFSCar, pois abriu novas perspectivas para eles, sobretudo no que diz respeito ao futuro acadêmico de cada um.

registrado em:
Fim do conteúdo da página