Estudantes de Matemática apresentaram trabalhos em congresso acadêmico no IFSP-Boituva

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 13h11 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 13h11

Entre os dias 1 e 3 de junho de 2016, oito estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados pelo Prof. Me. Rafael Nogueira Luz, estiveram no câmpus de Boituva do IFSP onde participaram do II SInTE (Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação). Os alunos obtiveram apoio financeiro do IFSP para a participação neste congresso e viajaram com uma van especificamente dedicada para esta visita.

foto 1foto 1

O II SInTE teve como um dos seus objetivos principais difundir as tecnologias educacionais que são desenvolvidas por meio da mostra dos trabalhos desenvolvidos no IFSP. Ele também objetivou criar oportunidades para alunos de diferentes instituições participarem, com a submissão de suas pesquisas nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, Informática e suas Tecnologias, Tecnologias para Indústria, Gestão e Educação.

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes foram: Jaqueline dos Santos Gonçalves, Julio Manoel de Campos Souza, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos, Roberta da Silva, Deive José Aparecido de Faria, João Pereira Neto e Isabela Noima Alves. Todos eles apresentaram trabalhos acadêmicos  durante o II SInTE, com resultados de suas pesquisas e de seus projetos de iniciação científica.

Na noite do primeiro dia do evento (1 de junho), após a abertura do II SInTE, a Profa. Dra. Andréa Poletto Sonza ministrou a palestra intitulada “Uso e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas”, enfatizando questões importantíssimas sobre inclusão social associada às novas tecnologias e mostrando que os deficientes deveriam ter o direito ao acesso à tecnologia que nos rodeia, tendo em vista diversos softwares, aplicativos e aparelhos eletrônicos que permitem tornar esse cenário possível.

No dia 2 de junho, ocorreram diversas atividades acadêmicas importantes para a formação dos presentes. Logo pela manhã, os alunos assistiram o minicurso "Metodologia ágil aplicada a uma Educação Interdisciplinar: Estudo de caso envolvendo projetos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica" (ITA) que foi ministrado pelo Prof. Me. Ramiro Tadeu Wisnieski. Os presentes foram divididos em grupos para trabalhar na construção de um modelo de cidade, a partir de algumas especificações definidas; estes grupos tiveram que decidir as prioridades e o nível das dificuldades para a construção de cada edifício. Esta vivência permitiu explicitar os principais conceitos da metodologia ágil SCRUM de uma maneira prática e divertida.

foto 2foto 2

No início da tarde do dia 2 de junho ocorreu a mesa redonda intitulada “Vicissitudes e prospectos da pesquisa e inovação: os grupos: NuTECCA e FoPeTec” com a participação do Prof. Dr. Ivan Fortunato e do Prof. Dr. Vicente Pereira de Barros. O professor Vicente que é físico e tem trabalhado com educação ambiental e modelos análogos aos da física para sistemas biológicos, discorreu um pouco a respeito de sua experiência na Finlândia, sobretudo no que diz respeito ao sistema educacional público finlandês considerado um dos melhores do mundo.

foto 3foto 3

No final da tarde do dia 2 de junho, a palestra sobre “Empreendedorismo Engajado: ONU e setor privado”, ministrada pela engenheira Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa, discutiu as principais funções da ONU (Organização das Nações Unidas) e as relações que esta instituição tem com setores privados.

Durante o transcorrer do II SInTE, todos os oito licenciandos em matemática do IFSP-Caraguatatuba presentes apresentaram trabalhos acadêmicos de sua autoria na forma de comunicação oral ou de pôster. A estudante Jaqueline apresentou o trabalho “Contextualização Matemática: Relatos Sobre uma experiência educacional”.

foto 4foto 4

O estudante Julio apresentou o trabalho “Educação Estatística: um estudo de caso comparativo da realidade com a teoria”.

foto 5foto 5

A estudante Adriana apresentou o trabalho "Cinema, educação e tecnologia: contribuições pedagógicas de um projeto de extensão".

foto 6foto 6

O estudante Rafael apresentou o trabalho “Softwares de modelagem como ferramenta auxiliar no ensino de astronomia”.

foto 7foto 7

A estudante Roberta apresentou seu trabalho “Videoaulas como ferramenta Auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática”.

foto 8foto 8

O estudante Deive apresentou o trabalho “Uma experiência com a Plataforma Khan Academy no Ensino-Aprendizagem de Matemática”.

foto 9foto 9

O estudante João apresentou o trabalho “Ensino e divulgação de astronomia e de cosmologia por meio do uso de recursos audiovisuais”.

foto 10foto 10

A estudante Isabela apresentou o trabalho “Formação Docente e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência”.

foto 11foto 11

A participação de estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba em simpósios como este colabora imensamente com a sua formação acadêmica e o seu amadurecimento intelectual, sobretudo quando eles não apenas assistem as palestras e demais atividades do evento, mas quando também apresentam trabalhos acadêmicos de sua autoria. Os licenciandos em matemática presentes relataram que a participação neste Simpósio foi riquíssima para a sua formação acadêmica.