Debate sobre os avanços e desafios da Educação

Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2014, 17h30 | Última atualização em Quarta, 18 de Junho de 2014, 17h30

10405570_303038239865551_2291387241511392962_n210405570_303038239865551_2291387241511392962_n2

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Caraguatatuba, no dia 10 de junho de 2014, promoveu debate sobre “Os avanços e desafios da educação brasileira”. O debate aconteceu no auditório do campus com a presença dos estudantes da instituição e líderes de outros movimentos estudantis da região. Compondo a mesa de debates, esteve presente o ilustre convidado ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e atual Deputado Federal, Gustavo Petta, o Diretor Geral do campus Caraguatatuba Professor Dr. João Roberto Moro, representando a Diretora Geral da ETEC (Escola Técnica Estadual) Caraguatatuba, o Coordenador da área de meio ambiente Professor Bruno, a Presidente da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) Letícia Farah, representando a diretoria da União Estadual dos Estudantes (UEE) Eloina Paes, e presidindo a mesa o Presidente do Diretório Central dos Estudantes IFSP-Caraguatatuba Lucas Souza Santos Silva.

O debate começou com o Presidente do DCE IFSP-Caraguatatuba explicando o objetivo do encontro e convidando todos os presentes a participarem na construção do melhor debate possível, após isso se iniciou o debate com a mesa levantando uma série de propostas a serem discutidas tais como o novo Plano Nacional da Educação (PNE), a reserva de vagas em instituições públicas de nível superior, as políticas de permanência nas instituições de nível superior, a regularização do profissional tecnólogo, a posição do profissional técnico na sociedade, entre outras. Os temas foram sendo debatidos durante toda a conversa que durou aproximadamente três horas, além do debate tivemos a oportunidade de saber através do nosso ilustre convidado Deputado Federal Gustavo Petta, o que vem sendo feito na câmara dos deputados federais quanto às novas propostas para a Educação do Brasil e como funcionará o novo plano nacional da educação (plano que destina 10% do PIB gradativamente para a educação brasileira).

O DCE IFSP-Caraguatatuba agradece a todos os participantes, e em especial o Deputado Federal Gustavo Petta que conseguiu espaço em sua agenda para nos prestigiar.

Texto da Diretoria de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes do IFSP-Caraguatatuba.