Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Edificações realiza visita técnica na usina de asfalto, lavra da pedreira e na fábrica de pré-moldados da empresa Ideal Terraplenagem

Publicado: Sábado, 01 de Julho de 2017, 08h59 | Última atualização em Sábado, 01 de Julho de 2017, 08h59

No dia 24 de junho, sábado, os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na usina de asfalto, lavra da pedreira e na fábrica de pré-moldados da empresa Ideal Terraplenagem. A visita foi conduzida pelos professores Elaine Barreto e Samir Fagury, sendo orientada pelo analista de produção Raphael Alencar de Almeida, e pelo técnico em segurança do trabalho Leandro Silva Migliorini.

A visita teve o objetivo de complementar os conhecimentos apresentados em classe nas diversas disciplinas teóricas e práticas do curso, em salas de aulas, no Laboratório de Construção Civil e no canteiro de obras do câmpus. As disciplinas do curso ligadas diretamente à construção civil são ofertadas ao longo dos quatro módulos do curso, e apresentam conteúdos que vão desde noções de fundações, passando pela execução de alvenarias, fôrmas de madeira e armações de aço, concretos, revestimentos, instalações prediais e chegando ao telhado e cobertura das edificações.

História de empresa

A Ideal foi fundada na década de 90 pelo empresário Robson Sant’Anna e sua matriz está localizada na cidade de São Sebastião, Estado de São Paulo. Conta ainda com filiais nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, além de uma filial em São Sebastião, onde estão instaladas a pedreira e a usina de CBUQ, as quais possui licença de operação e atende toda a região do Litoral Norte de São Paulo. Possui também a licença de operação de jazidas de granito e saibro.

Destaca-se no cenário empresarial por sua trajetória de competência e criatividade na realização de grandes empreendimentos no Brasil como, por exemplo, terraplenagem, pavimentação em bloquetes e CBUQ, obras geotécnicas, obras rodoviárias e de arte especiais, sistemas de drenagem, estruturas de concreto armado e metálicas, construção civil e manutenção predial, limpeza de tanques de derivado de petróleo e locação de equipamentos.

A empresa costuma trabalhar com um mercado exigente, a Ideal possui em sua carteira de clientes empresas como AB Concessões, Rodovias das Colinas, Cia. Docas de São Sebastião, Petrobras, CCR-Engelog, prefeituras municipais, entre outras grandes empresas do setor. A Ideal desenvolveu ainda uma Política de Sistema de Gestão Integrada, evidenciada na conquista das certificações ISOs 9001 e 14001 e OHSAS 18001.

Os professores Elaine Barreto e Samir Fagury, responsáveis por diversas disciplinas do curso, orientaram os alunos sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como capacetes e calçados adequados ao longo da visita, sendo estes alguns itens obrigatórios na participação das aulas práticas, tanto no Laboratório de Construção Civil, quanto nos canteiros de obras do câmpus.

Durante a visita os alunos puderam conhecer a lavra da pedreira, onde são retiradas as rochas para britagem. Vale lembrar que a pedreira estava em operação no momento da visita, agregando mais ainda valor à presença dos alunos no local, já que puderam perceber a dinâmica dos serviços de extração de agregados para a construção civil. Neste instante o analista Raphael pôde fornecer maiores detalhes sobre o procedimento técnico de extração de rochas.

Em seguida os alunos foram conduzidos à fábrica de pré-moldados da empresa, recebendo informações sobre o processo de dosagem, quantidade de cimento, água, agregados e demais insumos em cada peça de concreto produzida.

A professora Elaine Barreto destacou que a Empresa Ideal tem se destacado no mercado no uso de novas tecnologias, e lembrou que “quando podemos conhecer um pouco destes avanços tecnológicos crescemos profissionalmente e nos adequamos melhor para o mercado de trabalho”.

O professor Samir Fagury finaliza dizendo que ”as visitas técnicas ajudam a reforçar o conteúdo que é estudado em sala de aula, sem dúvida nenhuma a visão dos alunos torna-se mais ampla, não só percebendo que os ensinos teóricos são complementares aos práticos, bem como servindo de motivação ao estudante para visualizar a escolha de uma futura profissão”.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso Técnico em Edificações, agradece aos diretores e funcionários da Ideal Terraplenagem a oportunidade da visita, em especial ao Sr. Pedro Amaral – Gerente da empresa, e aos ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.

Agradecimentos também à Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, na pessoa do Sr. Secretário, professor Ricardo de Lima Ribeiro, pela cessão dos veículos de transporte, colaborando assim para que a visita fosse mais acessível aos alunos do câmpus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página