Curso Técnico em Edificações realiza visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP – ETE Porto Novo

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 06h07 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 06h07

No dia 08 de março, sábado, os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na Estação de tratamento de esgoto da SABESP – ETE Porto Novo. A Visita foi conduzida pelos professores Elaine Barreto, Emerson Oliveira e Samir Fagury, sendo orientada pelo técnico encarregado da estação Uberson Naves.

A visita teve o objetivo de complementar os conhecimentos teóricos e práticos apresentados em classe nas disciplinas do curso. Os professores responsáveis pela visita, que são também responsáveis por disciplinas teóricas e práticas sobre a Construção Civil, orientaram os alunos sobre a importância do tratamento do esgoto residencial; não só do ponto de vista de saneamento da área da residência, mas principalmente no tocante à poluição dos cursos d’água regionais.

Durante a visita os alunos puderam conhecer todas as etapas de tratamento do esgoto recebido na ETE, desde a retirada de areia e materiais metálicos, a decantação e por último a cloração, para neste instante ser lançada a carga líquida, já tratada, aos cursos d’água próximos à ETE.

A Sabesp assumiu os serviços de água e esgotos no município de Caraguatatuba em dezembro de 1975. O município é abastecido por três sistemas - Porto Novo, Guaxinduba e Massaguaçu - com capacidade total de 780 litros por segundo. O tratamento de esgoto é realizado por quatro sistemas – Porto Novo, Indaiá, Martim de Sá e Massaguaçu - com capacidade total de 720 litros por segundo. O sistema de esgotamento sanitário permitirá a preservação dos Rios da Paca, Guaxinduba, Mococa e Juqueriquerê.

Atualmente a SABESP garante que 95% das edificações do município são abastecidas com água tratada, e que cerca de 85% já têm ligação de esgoto efetivada.

O professor Samir Fagury complementa dizendo que, para se ter uma noção do impacto que o esgoto não tratado por causar, foi divulgado no ano passado que 137 km do Rio Tietê estão “mortos” por contaminações de esgotos diversos, ou seja, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.

A professora Elaine, salientou ainda da importância do tratamento de esgoto para o litoral, uma vez que os rios desaguam no mar consequentemente todo esgoto não tratado poluem nossas praias.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso Técnico em Edificações, agradece ao Superintendente Eng. José Bosco Fernandes, ao Gerente Eng. Pedro Rogerio e aos funcionários da SABESP a oportunidade da visita, e ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.