Início > Antigas > Curso Técnico em Edificações realiza visita técnica na Estação de Tratamento de Água da SABESP – ETA Porto Novo

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2017, 12h37 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 12h37

No dia 27 de maio, sábado, os alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba, realizaram visita técnica na Estação de Tratamento de Água da SABESP – ETA Porto Novo. A visita foi conduzida pelos professores Elaine Barreto, Beliana Carvalho, Julio Salgado, Patricia Prado e Samir Fagury, sendo orientada pelos técnicos da SABESP Carla Silva e Huberson Emidio José.

A visita teve o objetivo de complementar os conhecimentos teóricos e práticos apresentados em classe nas disciplinas do curso. Os professores responsáveis pela visita, que são também responsáveis por disciplinas teóricas e práticas sobre a Construção Civil, orientaram os alunos sobre a importância do tratamento da água residencial, não só do ponto de vista do tratamento que a água recebe até chegar nas residências, mas principalmente no tocante à sustentabilidade e economia dos recursos hídricos regionais.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer todas as etapas de tratamento da água recebida na ETA, desde a primeira inserção de cloro até a dosagem de flúor. A SABESP controla a qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis, por meio de coletas sistemáticas de amostras e realização de ensaios laboratoriais, em atendimento à portaria 2914/11, do Ministério da Saúde. Para isso, possui 17 laboratórios de controle sanitário acreditados pela ISO/IEC 17.025.

A SABESP assumiu os serviços de água e esgotos no município de Caraguatatuba em dezembro de 1975. O município é abastecido por três sistemas - Porto Novo, Guaxinduba e Massaguaçu - com capacidade total de 780 litros por segundo. Atualmente a SABESP garante que 95% das edificações do município são abastecidas com água tratada, e que cerca de 85% já têm ligação de esgoto efetivada.

O professor Samir Fagury complementa dizendo que, no Brasil, de cada cem litros produzidos, apenas 63,3 chegam ao consumidor final, segundo dados do Sistema de Informações sobre Saneamento de 2015. Em São Paulo, segundo dados da SABESP, este índice de perdas totais tem caído gradativamente na média das cidades operadas pela SABESP ao longo dos últimos anos – de 41% em 2004, para 31,8% em 2016.

Esta prioridade é perseguida há mais de duas décadas pela SABESP; este trabalho ganhou impulso em 2009 com a adoção do Programa Corporativo de Redução de Perdas executado com a parceria tecnológica da Agência Internacional de Cooperação do Japão, a JICA. Nesses oito anos em vigor, já foram investidos R$ 3,3 bilhões no programa, sendo R$ 505 milhões somente em 2016.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores do curso Técnico em Edificações, agradece ao Superintendente Eng. José Bosco Fernandes, ao Gerente Eng. Pedro Rogerio, e aos funcionários da SABESP, a oportunidade da visita, e ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.