Conselho de Câmpus aprova curso de Licenciatura em Física para o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2016, 06h46 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 06h46

Em 14 de março de 2016, o Conselho de Câmpus (CONCAM) de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se reuniu para deliberar sobre algumas questões. Um dos temas discutidos foi o curso de Licenciatura em Física que se pretende iniciar no futuro no IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes os seguintes membros do CONCAM: os representantes dos professores (Cristina Meyer, Denny Paulista Azevedo Filho, Henrique Gonçalves Salvador), os representantes dos servidores técnico-administrativos (Lislei Aparecido da Silva, Márcio Augusto Andrade de Pinho), os representantes dos estudantes (Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Jai D´Angelo Junior) e o diretor Nelson Alves Pinto. Além disso, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira foi convidado a participar para explicar as características da proposta de curso apresentada.

O curso de Licenciatura em Física está previsto no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional do Câmpus Caraguatatuba do IFSP que foi elaborado em 2013 para o período 2014-2018. Além disso, como atualmente temos no IFSP-Caraguatatuba apenas o curso de Licenciatura em Matemática, é necessária uma segunda licenciatura (como esta Licenciatura proposta na área de Física) para atingir o mínimo de 20% de vagas em cursos de formação de professores, exigência prevista pela lei que criou os Institutos Federais em 2008.

Pela decisão da área de Licenciatura em Matemática e a pedido da direção do IFSP-Caraguatatuba, o professor Ricardo Plaza foi designado para elaborar uma proposta inicial do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Superior de Licenciatura em Física, que foi finalizada e entregue no mês de fevereiro de 2016. Esta proposta de PPC foi analisada e aperfeiçoada pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) deste curso de Licenciatura em Física que é composto, além do professor Ricardo Plaza, pelos professores Luis Américo Monteiro Junior, Marta Senghi Soares, Natália Nassiff Braga e Rafael Nogueira Luz. Na sequência os pedagogos Kalebe Monteiro Xavier e Mariana Ricatieri analisaram minuciosamente o PPC, realizando correções, propondo alterações e sugerindo melhorias.

Esta última versão do PPC foi enviada para análise prévia dos conselheiros do CONCAM que na reunião do dia 14 de março decidiram aprová-la por unanimidade. Esta proposta de PPC será então enviada para a reitoria do IFSP em São Paulo, e passará por três etapas de análise: pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo Comitê Técnico-Profissional (CTP) e finalmente pelo Conselho Superior (CONSUP). Entre estas etapas, o PPC pode ter que voltar para o câmpus de Caraguatatuba do IFSP para que sejam feitas correções e alterações.

O curso de Licenciatura em Física proposto tem quatro anos de duração e está previsto para funcionar no período noturno, com uma entrada anual de uma turma de 40 alunos pelo SISU. Segundo os dados e as estatísticas existentes, a disciplina em que mais existe falta de professores nas escolas brasileiras em geral (e no litoral norte paulista, de modo específico) é a disciplina de física. Além disso, é amplamente aceito que qualquer país que queira buscar um maior desenvolvimento econômico e social deve fortalecer a formação educacional de seus cidadãos, e em particular deve incrementar os níveis de educação científica existentes na educação básica. Este é um dos principais objetivos deste curso de Licenciatura em Física que está sendo proposto para funcionar no IFSP-Caraguatatuba no futuro: formar bons professores de Física que possam colaborar com o desenvolvimento educacional de nosso país.