Início > Antigas > Colóquios discutiram as histórias dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 14h51 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 14h51

Em 21 e 22 de março de 2017, dois colóquios sobre as histórias dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática ocorreram no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ambos foram ministrados especificamente para as turmas de primeiro semestre destes cursos – mas estavam abertos também a quaisquer interessados – pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (que atualmente é o coordenador da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e tiveram também a participação de dois de seus bolsistas de iniciação científica, os licenciandos João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos.

Professor Ricardo Plaza juntamente com João e RafaelProfessor Ricardo Plaza juntamente com João e Rafael

Na noite do dia 21 de março de 2017, terça-feira, a partir das 19h00, foi apresentado o Colóquio intitulado “História da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba” para os estudantes do primeiro semestre da Licenciatura em Física. Este colóquio procurou ressaltar a história do Instituto Federal de São Paulo, do câmpus de Caraguatatuba do IFSP e dos seus cursos, particularmente do curso de Licenciatura em Física que começou a funcionar a partir de 2017 no período noturno. Foi dado ênfase a todas as etapas que ocorreram durante o ano de 2016 com o objetivo de criar este curso: estruturação da primeira versão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), organização do NDE (Núcleo Docente Estruturante) deste curso, aprovação pelo CONCAM (Conselho do Câmpus de Caraguatatuba), avaliação do curso pelo CTP (Comitê Técnico-Profissional) e aprovação do curso pelo CONSUP (Conselho Superior) do IFSP.

Estudantes do primeiro semestre de Licenciatura em Física durante o colóquioEstudantes do primeiro semestre de Licenciatura em Física durante o colóquio

Na manhã de 22 de março de 2017, quarta-feira, a partir das 10h35, foi apresentado o Colóquio intitulado “História da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba” para os estudantes do primeiro semestre da Licenciatura em Matemática. Este Colóquio também explicou a respeito da história do IFSP como um todo e da história do câmpus de Caraguatatuba do IFSP em particular; no entanto, a ênfase foi dada para a criação do curso de Licenciatura em Matemática que foi estruturado ao longo de 2010 e começou a funcionar a partir de 2011, no período matutino. Atualmente já se formaram três turmas deste curso de Licenciatura em Matemática que obteve a nota 4 na avaliação feita pelo MEC (avaliação esta em que a nota pode variar de 1 a 5), o que atesta a boa qualidade desse curso que vem sendo melhorada ao longo dos anos, por toda a equipe de docentes que lecionam suas disciplinas.

Estudantes durante o colóquio sobre a história do curso de Licenciatura em MatemáticaEstudantes durante o colóquio sobre a história do curso de Licenciatura em Matemática

Durante ambos os colóquios ocorreu também uma intervenção por parte de bolsistas de iniciação científica que explicaram um pouco a respeito das pesquisas que realizaram sob a orientação do professor Ricardo Plaza, de modo a estimular o interesse dos estudantes presentes por atividades de pesquisa, ensino e extensão. João Pereira Neto – que iniciou o curso de Licenciatura em Matemática em 2014 – relatou a sua experiência durante o período das quatro bolsas de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que obteve a partir de projetos que foram apresentados, avaliados e aprovados, entre 2014 e 2017. Já Rafael Brock Domingos – que iniciou o curso de Licenciatura em Matemática em 2015 – relatou sua experiência como bolsista de extensão em 2015 e como bolsista de iniciação científica com bolsa institucional PIBIFSP (mantida com recursos do próprio IFSP), por duas vezes, a partir da aprovação de projetos que foram apresentados com este objetivo, em 2016 e em 2017.

Valorizar e conhecer a história de nossa instituição e de seus cursos é fundamental para poder aprimorar as ações do IFSP-Caraguatatuba no ensino, na pesquisa e na extensão. Atividades acadêmicas como estes colóquios são regularmente realizadas pelo grupo de professores do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar e popularizar o conhecimento científico e são abertas a quaisquer interessados.