Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Cinedebate no IFSP debateu três filmes sobre a vida de Nelson Mandela
Início do conteúdo da página

Cinedebate no IFSP debateu três filmes sobre a vida de Nelson Mandela

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 06h30 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 06h30

No dia 18 de novembro de 2016, sexta-feira, a partir das 14:00, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição de três filmes sobre a vida do líder sul-africano Nelson Mandela. A estruturação deste cinedebate foi também uma forma de homenagear o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e de lembrar que a luta contra o racismo e contra as desigualdades raciais é uma tarefa fundamental para tornar o Brasil um país mais civilizado e justo.

Professor Ricardo Plaza com alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebateProfessor Ricardo Plaza com alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebate

A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos e Adriana de Andrade), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, no IFSP-Caraguatatuba. No público existente no auditório estavam presentes estudantes do IFSP, bem como cidadãos interessados da comunidade externa. Os professores Lucas Rodrigues dos Santos e Rodrigo Ribeiro de Oliveira e a servidora técnico-administrativa Elisabeth Uchoas Silva do IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes participando desta atividade e colaborando com as discussões.

Mandela foi o principal líder na luta contra o regime racista que existiu na África do Sul: após quase três décadas na prisão, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, um dos países africanos mais importantes em termos econômicos e políticos. Relembrar a trajetória da sua vida é importante, sobretudo para as gerações mais jovens perceberem que muitas conquistas sociais na história só ocorreram após muitas lutas.

Rodrigo, Ricardo, Elisabeth e LucasRodrigo, Ricardo, Elisabeth e Lucas

A partir das 14:00 foi exibido o filme “Mandela – A luta pela liberdade” (o título em inglês é “Mandela - Goodbye Bafana”) produzido em 2007 pelo diretor Bille August e com os atores Joseph Fiennes e Dennis Haysbert. A história deste filme está centrada nos 27 anos em que Nelson Mandela esteve encarcerado em uma prisão da África do Sul, pela acusação de ser terrorista e comunista, devido à sua luta contra o sistema racista de segregação racial (“apartheid”) que existia na África do Sul. Mas o foco do filme é sobre a relação de Mandela com um dos policiais que o acompanhou durante todo o tempo em que esteve preso, sendo dado destaque para a transformação que ocorreu aos poucos com este policial que passou de uma posição inicial racista para uma posição de solidariedade e de compreensão do papel de Mandela e de seus companheiros no combate ao regime de segregação racial. Mais informações, em inglês, sobre este filme, podem ser obtidas no site IMDB (uma das melhores fontes existentes na internet a respeito do cinema) no link: <http://www.imdb.com/title/tt0438859/?ref_=fn_al_tt_1>. O trailer deste filme pode ser assistido no link: <https://www.youtube.com/watch?v=I6nxnQYdjOk>. O debate após o filme ressaltou que muitas vezes, pessoas preconceituosas e intolerantes acabam se transformando e mudando seus pontos de vista, quando criam uma relação de empatia por alguém que anteriormente consideravam ser seu inimigo.

Parte do público presente ao cinedebate sobre MandelaParte do público presente ao cinedebate sobre Mandela

A partir das 16:30 foi exibido o filme “Invictus” que foi lançado em 2009, e que contou com a direção de Clint Eastwood e com a participação dos atores Morgan Freeman e Matt Damon no seu elenco. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas no site IMDB pelo link: <http://www.imdb.com/title/tt1057500/?ref_=fn_al_tt_1>. O trailer deste filme pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8>. O filme é uma história da tentativa de superação dos problemas raciais da África do Sul por meio do esporte. Mandela percebeu habilmente que ao se aproximar do rugby – que era considerado tradicionalmente como sendo um esporte de brancos – poderia tentar mostrar para muitos brancos que ele não lideraria um regime de vingança pelas décadas do regime racista que foi apoiado por uma grande maioria da população branca daquele país. Uma frase emblemática de Mandela no filme é “eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma” que passa a ideia de que todos nós temos a autonomia e a responsabilidade para tomarmos as nossas decisões, inclusive aquelas decisões associadas aos nossos pontos de vista políticos, e por isso podemos também mudar de opinião quando percebemos algum erro em nossos posicionamentos anteriores.

O professor Rodrigo de Oliveira trouxe seus alunos do primeiro semestre do curso técnico em administração que assistiram esta película que pode ser vista também como um exemplo sobre como um líder pode exercer sua liderança de modo a superar divisões e ressentimentos passados tendo em vista as possibilidades e as esperanças existentes para o futuro.

Após as 19:00 foi exibido o terceiro filme “Mandela – O caminho para a liberdade” (“Mandela – A long walk to freedom”) lançado em 2013, dirigido por Justin Chadweek e com o ator Idris Elba no papel principal de Nelson Mandela. Esta película é baseada na autobiografia escrita por Mandela e que tem o mesmo título. Diversas informações sobre este filme podem ser obtidas no site IMDB no link: <http://www.imdb.com/title/tt2304771/?ref_=fn_al_tt_1>. O seu trailer pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=VIun9BJQ3ic>. Este filme aborda a história da vida de Mandela desde o seu trabalho como advogado nos anos 1940, inclusive destacando a forma como ele adquiriu uma consciência política maior a respeito do sistema racista no qual vivia, o que o levou a entrar para o Congresso Nacional Africano, a maior organização política de luta contra o regime do apartheid que vigorou na África do Sul até o início dos anos 1990. O filme também destaca a evolução afetiva e política da relação existente entre Nelson Mandela e sua esposa Winnie Mandela. Uma frase importante de Mandela que foi ressaltada nos debates foi: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

As sessões de cinedebates são organizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página