Início > Antigas > Cinedebate no IFSP debateu filme sobre a luta contra a segregação racial nos EUA

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 05h53 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 05h53

No dia 11 de março de 2016, sábado, a partir das 9:30 da manhã, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição do filme “A história de Rosa Parks”. Este cinedebate foi organizado pelo Prof. Dr. Ricardo Plaza Teixeira, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, e contou com o apoio de seus bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos para a sua estruturação. Seu objetivo foi discutir questões relacionadas à luta contra o racismo e contra as desigualdades raciais no mundo como um todo e no Brasil, em particular.

Professores Juliana, Alex, Luis, Ester, Rafael, Wanderson, Priscila e RicardoProfessores Juliana, Alex, Luis, Ester, Rafael, Wanderson, Priscila e Ricardo

O dia 11/03/2017 foi um sábado letivo previsto pelo calendário escolar do IFSP-Caraguatatuba e o cinedebate foi planejado para ser uma atividade acadêmica que pudesse contemplar uma questão acadêmica formativa de interesse geral. Diversos professores do IFSP-Caraguatatuba acompanharam este cinedebate junto aos estudantes dos diferentes cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba, mas em particular os cursos de Licenciatura em Física, de Licenciatura em Matemática, do Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio e do Técnico em Meio Ambiente.

Professor Ricardo Plaza com alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebateProfessor Ricardo Plaza com alguns dos bolsistas que organizaram este cinedebate

O filme “A história de Rosa Parks” foi lançado em 2002, teve a direção de Julie Dash e contou com a participação da atriz Angela Bassett no papel da ativista Rosa Parks. Um trailer deste filme pode ser visto no link: <https://www.youtube.com/watch?v=1tuCAAPOZQQ>. Esta produção ganhou o prêmio de melhor filme do ano pela NAACP - “National Association for the Advancement of Colored People” (“Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor”), da mesma forma que Angela Bassett que ganhou o prêmio de melhor atriz. Uma avaliação do filme pode ser obtida (em inglês) pela plataforma do IMDb - Internet Movie Database, no link: <http://www.imdb.com/title/tt0293562/?ref_=fn_al_tt_1>.

Rosa Parks (1913-2005) foi uma importante ativista negra que se tornou um símbolo do  movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou conhecida mundialmente quando em 1º de dezembro de 1955, se recusou a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, conforme determinavam as leis racistas que existiam no estado do Alabama naquela época, tornando-se o estopim do movimento de boicote aos ônibus da cidade de Montgomery, o que posteriormente viria a marcar o início da luta contra as leis de segregação racial que existiam, sobretudo, nos estados do sul dos EUA. O transporte público na cidade de Montgomery era na época legalmente segregado por raça, o que ocorria em muitos estados sulistas dos Estados Unidos: a comunidade negra sempre reclamava deste sistema, afirmando que era injusto, mas as cortes estaduais até então apoiavam a segregação racial. Após o seu ato de desobediência civil, Rosa Parks foi presa por violar as leis de segregação racial vigentes, mas sua atitude firme e corajosa inspirou milhões de pessoas a combaterem contra leis racistas. Como primeira decorrência desta luta, em 1956, a Suprema Corte dos EUA julgou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos. Mais informações sobre Rosa Parks podem ser obtidas no link: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks>.

Público que participou do cinedebatePúblico que participou do cinedebate

Durante o debate, que ocorreu após a exibição, muitos dos estudantes presentes refletiram a respeito dos diversos tipos de preconceitos que ainda estão presentes na realidade que vivenciam: racismo, homofobia, machismo, etc.

Diversos servidores técnico-administrativos deram suporte para que este cinedebate ocorresse da melhor forma possível, mas em particular a servidora Jacqueline Yumi colaborou intensamente para ajudar a acomodar os estudantes que desejaram participar desta atividade acadêmica.

Ricardo Plaza e Jacqueline YumiRicardo Plaza e Jacqueline Yumi

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.