Início > Antigas > Cinedebate no IFSP-Caraguatatuba discutiu o documentário “#Resistência”

Cinedebate no IFSP-Caraguatatuba discutiu o documentário “#Resistência”

Publicado: Sábado, 03 de Junho de 2017, 04h59 | Última atualização em Sábado, 03 de Junho de 2017, 04h59

No dia 25 de maio de 2017, quinta-feira, entre 17h00 e 19h00, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do documentário “#Resistência”. Esta atividade faz parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen), bem como de suas bolsistas de iniciação científica (Adriana de Andrade e Izabela Duarte).

O documentário “#Resistência”, dirigido pela cineasta Eliza Capai (que atualmente mora em Ubatuba, no litoral norte paulista), tem 56 minutos de duração e foi lançado neste mês de maio de 2017, conjuntamente em várias cidades brasileiras e, inclusive, em cidades do exterior, como Montreal (no Canadá) e Amsterdã (na Holanda). Ele basicamente procura analisar a ação de movimentos de ocupação – sobretudo de instituições culturais – que, em 2016, tiveram bastante importância no país, com uma ênfase especial para os movimentos estudantis que têm adquirido crescente destaque. Um trailer deste documentário pode ser assistido no link: <https://www.youtube.com/watch?v=vDrgmMoUmqg>.

Um dos pontos que é salientado no documentário é que a grande mídia brasileira não é neutra em questões econômicas e políticas, até pelo fato de ela ter seus próprios interesses que são defendidos de modo avassalador, mas que muitas vezes não coincidem com os interesses de vastas porções da sociedade brasileira. No debate, após a exibição, se enfatizou a importância da democratização da mídia, de modo que a TV e outros órgãos de comunicação passem a levar em consideração, de fato, a pluralidade de formas de pensar e a diversidade de vozes e pontos de vista existentes nas diferentes regiões e classes sociais do país. Segundo o próprio filme, é importante construir meios de comunicação que de fato veiculem a polifonia associada às diferentes manifestações culturais que há no Brasil e que apresentem o contraditório que existe a respeito de diferentes questões e valores: “A cultura é subversiva por natureza; cultura é identidade; cultura é soberania; cultura é a alma do povo”. Ele também enfatizou questões de gênero, bem como a importância do movimento feminista e das jovens militantes que participaram e lideraram muitos destes movimentos sociais; a este respeito, foi salientada a presença maciça de alunas, neste ano de 2017, na composição do Diretório Acadêmico Jovem Jeremias Delizoicov (DAJED) que representa os estudantes do IFSP-Caraguatatuba, um fato importante e significativo.

O lançamento do filme está sendo realizado por coletivos de todo o Brasil de forma inovadora e em espaços alternativos, expressando assim, na maneira de ser apresentado ao público, a própria história que é contada no filme. Os múltiplos lançamentos do documentário “#Resistência” neste mês de maio de 2017 têm ocorrido a partir da base de filmes e vídeos existentes no site <www.videocamp.com>. Este site é uma iniciativa que procura incentivar cidadãos a transformarem diferentes espaços em salas de exibição de filmes e documentários. O VIDEOCAMP é uma plataforma de vídeos online e gratuita, que procura conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer alguma coisa para mudar o mundo. Ele é produzido por e para amantes do cinema e seu lema é: “Filmes que transformam: os filmes geram questionamentos, as discussões geram entendimento e as ações geram transformações”. A partir do site do VIDEOCAMP foi obtida a cópia do filme “#Resistência” exibido no IFSP-Caraguatatuba.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.