Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Cinedebate exibiu documentário sobre o destino que damos ao lixo
Início do conteúdo da página

Cinedebate exibiu documentário sobre o destino que damos ao lixo

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 12h30 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2016, 12h30

No dia 06 de junho de 2016, segunda-feira, pela tarde, a partir das 14:20, ocorreu mais um cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pelo debate – do documentário “Trashed – Para onde vai nosso lixo”. O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e a Profa. Dra. Janice Peixer organizaram este cinedebate, com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Aline da Silva Oliveira, Mayra Dantas Bueno, Matheus Luiz Romeo Pereira, Sergio Galdino da Silva Junior) e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza, bem como de bolsistas-professores do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba (Juliana Caroline da Silva Souza e Pamela dos Santos Bezerra).

Professores e bolsistas que organizaram este cinedebateProfessores e bolsistas que organizaram este cinedebate

No público presente no auditório estavam, sobretudo, estudantes do IFSP, em particular das turmas do cursinho popular e do curso técnico em meio ambiente. O documentário “Trashed” foi lançado em 2012 e conta com a narração do prestigiado ator britânico Jeremy Irons, que vai a diversas regiões do planeta para refletir sobre a questão do destino dado ao lixo humano e sobre os impactos ambientais das ações humanas. Esta viagem de investigação procurou também apontar iniciativas que podem ser tomadas com o objetivo de combater o problema ambiental oriundo das quantidades gigantescas de lixo produzido pelos seres humanos diariamente nas mais diferentes regiões do globo terrestre.

Professora Janice debate o filme com os presentesProfessora Janice debate o filme com os presentes

Após a exibição do filme os professores e bolsistas presentes procuraram conduzir um debate a respeito das questões problematizadas pelo filme e, principalmente, sobre como as nossas ações conscientes podem colaborar para minimizar o problema. Alguns dos presentes lembraram a importância de cada um de nós separarmos o lixo que produzimos em nossas residências, sobretudo no caso de materiais que podem ser reciclados, tais como plástico, vidro, metal e papel. Foi salientada, também, a necessidade de os poderes públicos fornecerem o apoio imprescindível para os catadores que trabalham no processo de coletar o lixo não orgânico e que ajudam a minorar o problema.

Professores Ricardo Plaza e Janice PeixerProfessores Ricardo Plaza e Janice Peixer

O debate posterior à exibição do filme discutiu também a respeito do consumismo exacerbado estimulado pelo marketing das empresas, que leva muitos a comprarem por compulsão coisas que não são necessárias para as suas vidas. Ao sobrepor o “ter” sobre o “ser”, o capitalismo acaba por induzir a necessidade do consumo fútil e irrefletido para a satisfação pessoal de cada um. O desperdício estrutural deste sistema está relacionado também com a obsolescência programada de muitos produtos que são feitos exatamente para não durarem. Embalagens exageradas ou desnecessárias fazem com que o volume de lixo produzido pelas pessoas em geral seja ainda maior: em média cada um de nós produz mais que 1 kg de lixo por dia! Diversos dos presentes salientaram que este não é um problema somente dos governos, mas sim de toda a sociedade, pois está relacionado com as ações e decisões que todos nós tomamos diariamente.

As sessões de cinedebates são organizadas pela equipe do professor Ricardo Plaza tanto no auditório do próprio IFSP, quanto em espaços das escolas públicas da região do litoral norte de São Paulo. Seu objetivo principal é proporcionar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza no próprio IFSP-Caraguatatuba, para juntos organizarem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página