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Cinedebate discutiu filmes sobre os cientistas Charles Darwin e Stephen Hawking

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2016, 19h44 | Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2016, 19h44

No dia 31 de outubro de 2016, segunda-feira, ocorreu mais uma sessão dupla de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida por debate – de dois filmes que trataram a respeito da vida de dois grandes cientistas (o naturalista Charles Darwin e o físico Stephen Hawking): “Criação” e “Teoria de tudo”.

A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Matheus Luiz Romeo Pereira, Juan Carlos Guilherme Orellana, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, Lucas Isper, Mayra Dantas Bueno, Adilson Alves de Oliveira Junior e Raphael Vitor Koglin Roepcke) e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. No público presente no auditório estavam presentes estudantes do Cursinho Popular e de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba, bem como interessados da comunidade externa.

Bolsistas que organizaram este cinedebate junto com professor Ricardo PlazaBolsistas que organizaram este cinedebate junto com professor Ricardo Plaza

O filme “Criação” (exibido a partir das 16:00) tratou a respeito da vida do naturalista inglês Charles Darwin; ele foi lançado em 2009, dirigido por John Amiel e tem o ator Paul Bettany no papel principal de Darwin. O trailer deste filme pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZcRP822h22A>. Um dos estudantes presentes neste cinedebate foi Douglas Carlos Leite Brito, aluno do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira que relatou aos presentes ter muito interesse acadêmico pela área da biologia.

Charles Darwin escreveu o livro “A origem das espécies” e foi o primeiro a entender o mecanismo da seleção natural que produz a evolução das espécies: foi um cientista responsável por uma das grandes revoluções da história da ciência. Em certo sentido, foi com a teoria da evolução que a biologia deixou de ser uma “coleção de selos” e transformou-se numa ciência propriamente dita. Aos alunos, após a apresentação deste filme, foi apresentado um trecho curto da série Cosmos (produzida por Carl Sagan nos anos 1980) em que é explicada a evolução das espécies por meio de uma animação extremamente didática. Este vídeo curto pode ser assistido, por qualquer interessado, em “Evolução da vida na Terra, de moléculas aos humanos, Cosmos Carl Sagan”: <https://www.youtube.com/watch?v=ioXDKmhV7Zw>. Para conhecer melhor o mecanismo da seleção natural foi indicado também outro vídeo curto intitulado “Quer que desenhe? Seleção natural”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7t8sukiyWw0>. O bolsista de extensão André Luiz que está investigando a área da astrobiologia (o estudo científico de vida fora da Terra) explicou aos presentes alguns aspectos da evolução dos seres vivos. Foi lembrado também, neste momento, que se existir vida em outros astros, esta vida também estará sujeita ao mecanismo da seleção natural e, portanto, à evolução: trata-se, assim, de uma lei universal.

Rafael, André e Douglas após os debatesRafael, André e Douglas após os debates

Às 19:00 foi apresentado o filme “Teoria de tudo” sobre o físico e cosmólogo inglês Stephen Hawking. Este “docudrama” (dramatização da biografia de uma personalidade) foi lançado em 2014 e foi dirigido por James Marsh. O ator Eddie Redmayne recebeu o Oscar de melhor ator pela interpretação de Stephen Hawking. O seu trailer pode ser visto em: <https://www.youtube.com/watch?v=OgVdYzUW0yk>. É uma história belíssima sobre ciência e superação, sobretudo tendo em vista a doença de característica neuromotora que paralisa quase todos os movimentos deste grande cientista. O filme aborda a carreira científica de Stephen Hawking desde sua juventude, seu bom humor, sua vida familiar, a sua doença que paralisou o seu corpo e os avanços que ele produziu em áreas da física como no estudo de buracos negros. Bolsistas de iniciação científica que estão trabalhando em temas relacionados à astronomia (Rafael Brock) e à cosmologia (João Pereira) também se manifestaram a respeito destes filmes.

Este cinedebate contou com estudantes de diferentes escolas públicas do município de Caraguatatuba, em particular da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, da Escola Estadual Avelino Ferreira, da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior e da Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira.

Durante o debate após o segundo filme, foi ressaltado que os avanços científicos e sociais, frequentemente ocorreram porque alguns decidiram pensar de modo considerado não convencional na época viveram e passaram a “pensar fora da caixa”: Copérnico e Galileu decidiram desafiar o pensamento convencional e religioso de que a Terra estava parada no centro do universo; Darwin decidiu desafiar o pensamento convencional e religioso de que as espécies não evoluem e foram criadas “prontas”; Martin Luther King e Nelson Mandela resolveram desafiar o pensamento convencional das sociedades onde viviam de que pessoas consideradas de raças diferentes não poderiam conviver e casar. Assim sendo, uma parte considerável dos progressos que aconteceram na história da humanidade ocorreu devido a pessoas que em suas épocas defenderam ideias que eram consideradas absurdas e não convencionais pela maioria de seus contemporâneos. Obviamente nem toda ideia não convencional se mostrará correta um dia, mas pensar de modo crítico e refletir com seriedade sobre visões alternativas a repeito de tudo aquilo que a maioria das pessoas sempre pensou somente de um certo jeito, é uma prática que deveria ser mais presente no meio científico e educacional: a liberdade e a pluralidade são, portanto, requisitos fundamentais para produzir ciência e para ensinar.

As sessões de cinedebates são organizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

As opiniões e os pontos de vista manifestados na atividade descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

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