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Cinedebate discutiu dois episódios da série Cosmos com os alunos do Cursinho Popular

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 07h13 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 07h13

No dia 06 de junho de 2017, terça-feira, entre 19h00 e 22h30, ocorreu um cinedebate para os alunos do Cursinho Popular, no auditório da Escola Estadual Colônia dos Pescadores, com a exibição e discussão de dois episódios da série Cosmos. Este cinedebate teve como público alvo os alunos do Cursinho Popular que é uma ação que o Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desenvolve em colaboração com a Escola Colônia dos Pescadores, em uma parceria que conta também com o apoio da prefeitura de Caraguatatuba: é, portanto, um importante fruto para a comunidade da cooperação institucional existente entre diferentes instituições dos três níveis governamentais. Os cinedebates fazem parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e para a sua organização contou com o apoio da equipe de bolsistas deste programa de extensão (em particular, da estudante Juliana Caroline da Silva Sousa), bem como de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos e Izabela Duarte), todos eles sob sua orientação. Os professores do Cursinho Popular, Fabio dos Santos Pereira e João Vitor dos Santos Carneiro, respectivamente das disciplinas de redação e de história (ambos são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba), também participaram das atividades deste cinedebate. Adicionalmente, os estudantes do IFSP-Caraguatatuba, Victor Hugo da Silva Oliveira (bolsista do projeto de extensão “Ferramentas digitais” coordenado no âmbito do IFSP-Caraguatatuba pelo Prof. Me. Nelson Alves Pinto) e Rafaela Ribeiro Pin do Nascimento, também estiveram presentes participando neste evento.

Professores Ricardo com seus bolsistas que colaboraram diretamente para este cinedebateProfessores Ricardo com seus bolsistas que colaboraram diretamente para este cinedebate

A primeira temporada da série Cosmos (com 13 capítulos) foi lançada em 1980, pelo famoso físico e divulgador da ciência Carl Sagan (1934-1996). Estes documentários (juntamente com o livro associado) tornaram-se um marco na divulgação e popularização da ciência, pois foram uma das primeiras tentativas de veicular conteúdos científicos complexos relacionados a temas de astrofísica e cosmologia, para o grande público, por meio da televisão aberta: os episódios, no Brasil, foram transmitidos pela TV na época, aos domingos de noite, logo após o programa “Fantástico”. Várias informações úteis (em inglês) sobre esta primeira temporada de Cosmos podem ser obtidas pela base de dados do IMDB, no link: <http://www.imdb.com/title/tt0081846/?ref_=nv_sr_2>.

O episódio 9, intitulado “As vidas das estrelas”, desta primeira temporada de Cosmos foi exibido neste cinedebate, a partir de uma sugestão feita originalmente pelo bolsista de extensão Rafael Honório Morais de Oliveira: basicamente este episódio discutiu a evolução das estrelas e a cosmogênese (formação) dos diversos elementos químicos da tabela periódica a partir de reações que ocorrem dentro de estrelas. Ele discute também as características de buracos negros e a importância do Sol para a vida da Terra: assim sendo, os animais podem ser considerados “parasitas” das plantas (que realmente conseguem armazenar energia para os processos vitais, a partir da luz solar, por meio da fotossíntese) e todos os seres vivos terrestres podem ser vistos como “filhos do Sol”. Este episódio está à disposição para ser assistido no link: <https://www.youtube.com/watch?v=4izcJIXmDck>.

Carl Sagan escreveu também diversas obras com o objetivo de motivar os jovens e o público leigo para temas científicos; dois de seus melhores livros, recomendados para uma primeira leitura de modo a conhecer os pensamentos deste importante físico, são “O mundo assombrado pelos demônios” e “Bilhões e bilhões”, ambos publicados no Brasil pela Editora Companhia das Letras.

João Vitor, professor Ricardo Plaza e FabioJoão Vitor, professor Ricardo Plaza e Fabio

Três décadas mais a frente, em 2014, um ex-aluno de Carl Sagan, o astrofísico Neil deGrasse Tyson produziu uma nova temporada de 13 episódios da série, que foi denominada “Cosmos: uma Odisseia do Espaço-Tempo” (título em inglês: “Cosmos: A Spacetime Odyssey”), desta vez usando de modo mais incisivo trechos de animação para explicar episódios da história da ciência, por exemplo. Mais informações e análises sobre esta nova temporada da série Cosmos (que está disponível para ser assistida em diferentes sites da internet que divulgam filmes e vídeos), podem ser obtidas na base de dados do IMDB em: <http://www.imdb.com/title/tt2395695/?ref_=nv_sr_1>. De modo geral, é possível afirmar que esta nova temporada não decepcionou o público, pois manteve o padrão de qualidade artístico, o nível de rigor científico e as preocupações educacionais da primeira temporada. O artigo “A história inspiradora do primeiro encontro de Neil deGrasse Tyson com Carl Sagan” (disponível para ser lido no link: <https://universoracionalista.org/a-historia-inspiradora-do-primeiro-encontro-de-neil-degrasse-tyson-com-carl-sagan/>) descreve como estes dois físicos de gerações diferentes se conheceram.

Neil deGrasse Tyson também é o autor do excelente livro “Origens: Catorze bilhões de anos de evolução cósmica” que descreve, de modo didático e acessível ao público leigo, a evolução do universo desde o Big Bang até a atualidade. Aqueles que, por diferentes motivos, não conseguem ter acesso à versão em papel das obras citadas aqui, podem obter as versões em pdf de livros como “Origens”, “O mundo assombrado pelos demônios” e “Bilhões e bilhões” a partir de sites que divulgam livros na internet, como é o caso do “Lelivros”. Adicionalmente, é importante também saber que o acervo da Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba conta com exemplares destas e de outras importantes obras de divulgação científica.

Carl Sagan e Neil deGrasse TysonCarl Sagan e Neil deGrasse Tyson

Neste cinedebate foi exibido o episódio 2 desta nova temporada de Cosmos, intitulado “Algo que as moléculas são capazes de fazer”, a partir de uma sugestão feita originalmente pela bolsista de extensão Julia Cristina Barbosa Lucoveis. Ele inicia com uma discussão a respeito da domesticação dos cães e dos processos de seleção artificial que produziram este que é denominado “o melhor amigo do homem” e que tem os lobos como seus ancestrais. A partir de então é explicada, de modo muito didático, a teoria da evolução de Charles Darwin, sobretudo no que diz respeito à seleção natural que produz novas espécies, como ocorreu no processo que diferenciou ursos polares e ursos pardos. O episódio discute também as cinco grandes extinções da vida que ocorreram nos últimos 500 milhões de anos e explica a respeito das características singulares de Titã, a maior Lua de Saturno, que apresenta rios, lagos e chuvas de metano líquido, devido às baixas temperaturas existentes. O episódio termina mostrando uma célebre animação de 40 segundos produzida por Carl Sagan para a primeira temporada da série Cosmos, sobre a evolução da Vida na Terra desde o seu surgimento há cerca de 4 bilhões de anos, trecho conhecido como “4 bilhões de anos em 40 segundos” e que pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=9P8DW_kg9Ws>. Um trecho mais longo de 6 minutos que aborda a “Evolução da vida na Terra, de moléculas aos humanos” pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=ioXDKmhV7Zw>.

Os debates após a exibição dos dois episódios de Cosmos procuraram discutir os temas abordados e as diferenças tecnológicas existentes entre os vídeos das duas temporadas, que foram produzidas em épocas diferentes. Na discussão também foi lembrada a importância de jovens brasileiros se interessarem por áreas das ciências naturais e até mesmo ingressarem em cursos com ênfase em questões científicas – tais como os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática existentes no IFSP-Caraguatatuba – com o objetivo de produzirem novos conhecimentos e ajudarem no desenvolvimento científico e econômico da nação. Foi enfatizada também a necessidade dos diferentes níveis governamentais aumentarem os investimentos em ciência e em educação, em nosso país, recursos estes que, mais a frente, colaborarão decisivamente para gerar progresso social e prosperidade.

Estudantes do Cursinho Popular presentes neste cinedebateEstudantes do Cursinho Popular presentes neste cinedebate

O Cursinho Popular de Caraguatatuba (coordenado pelo Prof. Dr. Renato Aurelio Mainente, docente de história do IFSP-Caraguatatuba) funciona em todos os dias úteis no período noturno no auditório da Escola Colônia dos Pescadores e atende gratuitamente estudantes ou ex-estudantes de escolas públicas do litoral norte paulista que pretendem se preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou para outros exames de seleção para ingresso no ensino superior. Os professores que lecionam as aulas do Cursinho Popular são dez estudantes de cursos de graduação do IFSP-Caraguatatuba que recebem para isto uma bolsa mensal financiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP. Este ano de 2017 é o segundo ano em que o IFSP-Caraguatatuba está promovendo este Cursinho Popular e seu objetivo é ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens oriundos das classes trabalhadores que estudam ou estudaram em escolas públicas.

Victor Hugo, Rafaela, Izabela e Juliana, estudantes do IFSP que participaram deste cinedebate Victor Hugo, Rafaela, Izabela e Juliana, estudantes do IFSP que participaram deste cinedebate

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados no IFSP-Caraguatatuba pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, uma ação também patrocinada com recursos da Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. As datas e os horários em que estas sessões ocorrem também são sempre previamente comunicados a todos os interessados por informes publicados no site do IFSP-Caraguatatuba. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

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