Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Ciclo de cinedebates discutiu filmes sobre bullying
Início do conteúdo da página

Ciclo de cinedebates discutiu filmes sobre bullying

Publicado: Quarta, 12 de Outubro de 2016, 16h09 | Última atualização em Quarta, 12 de Outubro de 2016, 16h09

Nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2016, no período vespertino, ocorreu um ciclo de cinedebates no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição de três filmes tratando do tema do bullying: “Um grito de socorro”, “Cyberbully” e “Primeiro da classe”. A organização deste ciclo de cinedebates contou com o apoio de servidores da Coordenadoria Sociopedagógica do IFSP-Caraguatatuba (Ana Regina Vasconcellos Mousessian, Beatriz de Barros Vianna Cardoso, Bernardina Francisca de Miranda, Danilo Monteiro da Silva e Teresa Cristina Cardoso Pereira Leite Daniel) juntamente com bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Júnior, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Juan Carlos Guilherme Orellana, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal, Lucas Isper e Raphael Vitor Koglin Roepcke) e com bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. No público presente no auditório estavam presentes principalmente estudantes dos cursos técnicos do período vespertino do IFSP-Caraguatatuba, mas também interessados em geral pelo tema do bullying.

Bolsistas com professor Ricardo Plaza no cinedebate sobre o filme “Um grito de socorro”Bolsistas com professor Ricardo Plaza no cinedebate sobre o filme “Um grito de socorro”

Este ciclo de cinedebates foi organizado pelo professor Ricardo Plaza e pela servidora Técnico-Administrativa Ana Regina, de modo a contemplar uma demanda dos alunos pela discussão do tema do bullying. O foco deste ciclo de cinedebates foram os estudantes dos cursos técnicos do período vespertino que nestas três tardes tiveram seus professores envolvidos em reuniões de conselhos de classe de cada turma.

O bullying é um termo de origem inglesa, utilizado para descrever a intimidação produzida por atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executados dentro de uma relação desigual de poder, deixando sequelas psicológicas na pessoa atingida. As atividades das três tardes foram realizadas de modo a que os alunos procurassem refletir acerca de duas questões fundamentais: “1- O que é bullying?”; “2- A diversidade deve ser valorizada na escola?”.

Na terça-feira, 04 de outubro, pela tarde, a partir das 14:20, para os alunos das turmas do curso técnico em informática para internet, foi apresentado o filme “Um grito de socorro”. Na trama deste filme holandês (o título original é “Spijt!”) lançado em 2013, um adolescente um pouco mais obeso sofre bullying de seus colegas de escola, o que produz trágicas consequências. Mais informações sobre este filme podem ser encontradas em: <http://www.imdb.com/title/tt2472432/?ref_=fn_al_tt_1>. Após a exibição do filme, os alunos se reuniram para discutir – primeiro em grupos pequenos e depois com todos os presentes – a seguinte questão problematizadora: “Quais são as razões que levam as pessoas envolvidas (tanto quem sofre, quanto quem está observando) a não reagirem diante de uma situação de bullying?”

Público presente ao cinedebate sobre o filme “Um grito de socorro”Público presente ao cinedebate sobre o filme “Um grito de socorro”

Na quarta-feira, 05 de outubro, pela tarde, a partir das 13:30, para os alunos das turmas dos cursos técnicos em edificações e em meio ambiente, foi apresentado o filme “Cyberbully”. Neste filme inglês lançado em 2015, uma adolescente é forçada por um hacker (pela internet) a fazer tudo que ele ordena: se ela se recusar a fazer isto, ele ameaça divulgar ao público fotos comprometedoras dela. Mais informações sobre este filme podem ser encontradas em: <http://www.imdb.com/title/tt4135218/?ref_=nv_sr_2>. Após a exibição do filme, os alunos se reuniram para discutir – primeiro em grupos pequenos e depois com todos os presentes – a seguinte questão problematizadora: “O que pode ser feito para prevenir o bullying pela internet?”

Bernardina e professor Ricardo Plaza com bolsistas no cinedebate sobre o filme “Cyberbully”Bernardina e professor Ricardo Plaza com bolsistas no cinedebate sobre o filme “Cyberbully”

 

Público presente no cinedebate sobre o filme “Cyberbully”Público presente no cinedebate sobre o filme “Cyberbully”

Na quinta-feira, 06 de outubro, pela tarde, a partir das 14:20, para os alunos das turmas do curso técnico em administração, foi apresentado o filme “Primeiro da classe”. Neste filme norte-americano lançado em 2008 (com título original “Front of the class”), um menino com síndrome de Tourette tenta superar preconceitos e barreiras para se tornar um excelente e dedicado professor de crianças. A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta a partir da infância, caracterizado por tiques físicos ou sonoros, na maior parte das vezes associada a vocalizações repentinas ou impróprias, tão involuntárias como espirros. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em: <http://www.imdb.com/title/tt1292594/?ref_=fn_al_tt_1>. Após a exibição do filme os alunos se reuniram para discutir – primeiro em grupos pequenos e depois com todos os presentes – a seguinte questão problematizadora: “O bullying é geralmente praticado por jovens ditos “padrões” e um aluno que foge ao “padrão” é julgado e humilhado pelos colegas: o que poderia ser feito para quebrar essa ideia de padrões e praticar de fato a ideia de diversidade na escola?”

Danilo e professor Ricardo Plaza com bolsistas no cinedebate sobre o filme “Primeiro da classe”Danilo e professor Ricardo Plaza com bolsistas no cinedebate sobre o filme “Primeiro da classe”

 

Público presente no cinedebate sobre o filme “Primeiro da classe”Público presente no cinedebate sobre o filme “Primeiro da classe”

 

Equipe que organizou o cinedebate discute temas relacionados ao filme “Primeiro da classe”Equipe que organizou o cinedebate discute temas relacionados ao filme “Primeiro da classe”

As sessões de cinedebates são organizadas pelos bolsistas do professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas envolvendo filmes selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural de filmes e de documentários de qualidade por parte dos alunos em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página