Cerimônia Oficial e Aula Magna marcam o início das atividades do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 19h04 | Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 19h04

No dia 13 de fevereiro de 2017, segunda-feira, a partir das 19h30, ocorreu a Cerimônia Oficial de abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba no Teatro Municipal Mário Covas.

Primeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP CaraguatatubaPrimeira turma do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba

A mesa oficial foi composta pelo Vice-Prefeito da Estância Balneária de Caraguatatuba, Cap. Eugênio de Campos Júnior, O presidente da Câmara Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba, Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato), a Diretora de Graduação do IFSP, Profa. Ms. Palloma Ribeiro Cuba dos Santos, a Diretora Geral do Câmpus Caraguatatuba, Profa. Esp. Tânia Cristina Lemes Soares, e o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho. As autoridades presentes em seus discursos ressaltaram a importância da oferta do curso de Engenharia Civil em uma instituição pública federal para o desenvolvimento acadêmico, científico, social e econômico para Caraguatatuba e região do Litoral Norte de São Paulo.

Cerimônia oficial de abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP CaraguatatubaCerimônia oficial de abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba

Em seguida o Prof. Dr. Paulo Helene, realizou a Aula Magna com a palestra “Aprendendo com os Erros e Acidentes nas Estruturas de Concreto”. Durante a Aula Magna foi explicado que ao longo da história sobre a arte de projetar e construir estruturas registra-se acidentes importantes que marcaram a sociedade e a engenharia servindo de verdadeiras lições de como se deve bem construir. Também hoje em dia, ainda seguem ocorrendo acidentes e erros que muitas vezes se repetem e demonstram a necessidade de maior divulgação e aprendizagem da nossa engenharia, e nada é tão instrutivo para jovens e experientes engenheiros como o estudo dos acidentes e da sua correção. O diagnóstico desses acidentes, o entendimento dos mecanismos de ocorrência, é mais valioso que a descrição dos trabalhos bem-sucedidos. O Prof. Paulo Helene é Engenheiro Civil, professor titular da Universidade de São Paulo, educador, pesquisador renomado e respeitado consultor.

Prof. Dr. Paulo Helene apresentando a Aula MagnaProf. Dr. Paulo Helene apresentando a Aula Magna

Após o final da Aula Magna, foi realizado o sorteio do livro “Materiais de Construção: Patologia Reabilitação, e Prevenção", de Lucca Bertolini, com apresentação do prof. Paulo Helene, e de assinaturas da Revista IBRACON de Estruturas (RIEN).

Sorteio de livros e revistas técnicasSorteio de livros e revistas técnicas

Estiveram presentes a esta aula magna, além dos estudantes do Bacharelado em Engenharia Civil, estudantes do curso Técnico em Edificações, bem como diversos professores de diferentes áreas do IFSP-Caraguatatuba, alunos de outros cursos e membros da comunidade externa à instituição. Também esteve presente o Prof. José Geraldo Trani Brandão representando o CRES/SP.

O curso de Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba é realizado em tempo integral e tem duração de 5 anos. Durante este período, os alunos terão atividades de laboratório, e participarão de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas aos temas do curso. O PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e a estrutura curricular do Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba encontram-se disponíveis para serem consultados no site da instituição, no link:

O IFSP Caraguatatuba agradece aos organizadores do evento: os servidores Luciana Jane Ferraz e Marco Antônio de Ulhôa Cintra; a profa. Elaine Barreto, coordenadora de Extensão do câmpus; Prof. Emerson, coordenador do curso Técnico em Edificações; e prof. José Américo, coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Agradece também à FUNDACC pela cessão do Teatro Mário Covas, e à Prefeitura da Estância Balneária de Caraguatatuba pelo apoio prestado para a realização do evento.

Atividades de ensino e extensão como esta aula magna são regularmente realizadas pelo grupo de professores do IFSP Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar e popularizar o conhecimento técnico e científico. As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.