Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Caraguatatuba sedia reunião dos Núcleos de Pesca com Coordenador Nacional da SETEC/MEC

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2011, 14h37 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2011, 14h37

Ocorreu, de 9 a 10 de agosto, nas dependências do campus Caraguatatuba, a reunião dos Núcleos de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aqüicultura (NUPAs) da região sudeste, que teve como objetivos principais o fortalecimento entre os NUPAs desta região e o planejamento para as ações do Programa de Formação Humana.

Coordenador Nacional, Edmar Almeida de Moraes, durante reunião dos NUPAsCoordenador Nacional, Edmar Almeida de Moraes, durante reunião dos NUPAs

Estiveram presentes o Coordenador Nacional de Pesca, Aquicultura, Portos e Navegação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), professor Edmar Almeida de Moraes, o diretor geral do campus, professor Adriano Aurélio Barbosa, o coordenador do NUPA Sudeste V, professor João Dalton Daibert, os coordenadores dos núcleos de Pinheiral, Edson Guedes, Campos dos Goytacazes, Vicente Oliveira, das professoras da área de Recursos Naturais do campus Caraguatatuba Janice Peixer, Shirley Pacheco e Samara Salamene, e servidores da área pedagógica.

Durante a reunião, o Coordenador Nacional pode falar sobre o que vem sendo feito desde que a Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar, Portos e Navegação foi implantada, há três anos. “Antes da implantação desta política existiam somente 5 cursos para essa área, agora temos 72 novos cursos técnicos, 30 NUPAs, mais de 300 professores, 109 projetos desenvolvidos nestes núcleos de todo país, cerca de 6 mil alunos em pesca e aqüicultura, além de programas de mestrado e doutorado”, Edmar Moraes.

Coordenadores de Núcleos e servidores do IFSP acompanham reuniãoCoordenadores de Núcleos e servidores do IFSP acompanham reunião

A Coordenação da Pesca – SETEC/MEC, ainda possui 2 centros de referência em implantação de pesca e navegação marítima que irá atender alunos do Brasil além de países da América do Sul e África, um localizado na Paraíba, IFPB campus Cabedelo e outro em Santa Catarina, IFSC campus Itajaí.

Segundo Moraes, a implantação de uma Política de Formação Humana na Área da Pesca Marinha e Continental e Cultura Familiar faz com que o Estado brasileiro resgate uma dívida com as comunidades beira-mar, trazendo educação por meio da elevação da escolarização com qualificação profissional. “Esta é uma política de inclusão social, eles aprendem seus deveres e direitos como cidadãos o que traz o desenvolvimento para estas áreas com a sustentabilidade”, finaliza.

Atualmente a região sudeste possui cinco NUPAs, sendo que no campus Caraguatatuba está o Sudeste V, desde 2009, que atende também as cidades de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

De acordo com o coordenador do NUPA Sudeste V, professor João Dalton Daibert, em 2009 foi promovido um Curso de Formação Inicial e Continuada em Navegação e Mecânica para Pequenas Embarcações Pesqueiras, e, em 2010, este NUPA concorreu com 15 projetos na SETEC, tendo sido contemplado em 4, que estão em andamento e todos ligados a interesses diretos do setor, tais como: melhoria de renda com maior aproveitamento do produto pescado, otimização da operação de pequenas embarcações de pesca e capacitação de cuidadores de idosos.

“Através deste NUPA, estamos implantando um Curso Técnico na Área da Pesca, curso este em fase final dos trâmites, que deverá atender a um anseio antigo de toda a macrorregião abrangendo à leste as cidades do Vale do Paraíba, ao norte até Parati, e ao Sul até Santos, conforme constatamos em nossa participação nas reuniões do Território da Pesca, quando lá participamos representando o IFSP”, relata o professor João Daibert.

Participantes da reunião dos NUPAsParticipantes da reunião dos NUPAs

registrado em:
Fim do conteúdo da página