Início > Antigas > Campus Caraguatatuba realiza 1ª Semana Cultural

Campus Caraguatatuba realiza 1ª Semana Cultural

Publicado: Terça, 24 de Mai de 2011, 13h26 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2011, 13h26

Os eventos e premiações contemplaram as áreas de Literatura, Música e Artes Visuais

De 17 a 19 de maio ocorreu nas dependências do Campus Caraguatatuba do IFSP, a 1ª Semana Cultural com eventos e premiações de concursos voltados para as áreas de Literatura, Música e Artes Visuais, trazendo integração e a disseminação da cultura entre a comunidade acadêmica.

Os três dias da 1ª Semana Cultural foram separados em Dia da Literatura, Dia da Música e Dia das Artes Visuais, respectivamente.

O diretor geral do campus, Professor Adriano Barbosa, entrega o prêmio ao vencedor do 1º Concurso Literário, o aluno Fernando Alcântara Soares de SousaO diretor geral do campus, Professor Adriano Barbosa, entrega o prêmio ao vencedor do 1º Concurso Literário, o aluno Fernando Alcântara Soares de Sousa

No Dia da Literatura, foram pendurados pelas áreas comuns do campus cerca de 50 poemas de diversos autores da literatura brasileira e portuguesa e aconteceu a premiação do 1º Concurso Literário, tendo como vencedor o aluno do curso de Processos Gerenciais, Fernando Alcântara Soares de Sousa, que apresentou uma prosa com o título Dilemas de um Adolescente. “Sempre gostei de escrever, porém por falta de incentivo perdi esse hábito, acredito que a escrita demonstra os sentimentos e emoções não expressadas pelos lábios”, explica. Para o aluno, o prêmio, um smartphone, foi um incentivo, mas outro fator que o motivou a escrever foi um possível reconhecimento de uma vitória.

Ainda no Dia da Literatura foi realizada a premiação do Concurso de Logomarca que definiu a imagem que marcou a primeira edição do evento e continuará nas demais. O prêmio, um vale-compras de cem reais, foi recebido pela aluna do curso de Informática para Internet, Mariana Guimarães Vieira da Silva, autora do logo.

Apresentação da banda vencedora do 1º Festival de Música, Hard Roots, com o aluno e guitarrista Luiz Antonio Rodrigues JuniorApresentação da banda vencedora do 1º Festival de Música, Hard Roots, com o aluno e guitarrista Luiz Antonio Rodrigues Junior

Na quarta-feira, dia 18, ocorreu o Festival de Música, onde 12 bandas e artistas solo se apresentaram concorrendo a uma guitarra. A banda vencedora foi a Hard Roots, representada pelo aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e guitarrista, Luiz Antonio Rodrigues Junior. Segundo ele eventos de música nas instituições de ensino são muito importantes para alunos que tocam em bandas “Muitas das bandas nacionais e até internacionais que conhecemos começaram em eventos como esse, no colégio ou na faculdade e esse tipo de manifestação proporciona aos alunos maior interação com a própria instituição, que não está formando apenas profissionais, mas seres pensantes, com cultura e senso crítico, além de ser uma forma de diversão”, esclarece.

A aproximação e integração de alunos, professores e técnico-administrativos foram apontados como pontos altos da 1ª Semana Cultural. Para a aluna do curso técnico em Comércio, Kézia Mendes Silva, vencedora do 1º Concurso Fotográfico, o fato de sair da rotina e ter a oportunidade de conhecer mais o trabalho dos colegas e da própria cultura já é um saldo bastante positivo. A premiação do Concurso Fotográfico aconteceu durante o Dia das Artes Visuais, último do evento, com uma máquina fotográfica digital. “Como eu não tinha uma câmera, peguei emprestada da minha prima, tirei meu pai do sofá e fomos fazer a foto para o concurso”, relata Kézia, agora dona de uma câmera própria.

A 1ª Semana Cultural teve o apoio cultural da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que levou aos alunos mostras de dança de rua, no dia 17, com o grupo RT e dança folclórica, no dia 19, com Maculelê e Roda de Samba, e também realizou uma oficina de cerâmica com as professoras Márcia D’Amico e Ângela Nunes, onde os alunos puderam aprender a manusear argila para fazer esculturas e objetos, além disso, no dia 18, disponibilizou estrutura de palco e técnico de som para a realização do Festival de Música. Os alunos ainda puderam conferir trabalhos de artesãos e comprar livros de professores e funcionários vendidos a um preço menor.

Público confere as apresentações durante o Dia da MúsicaPúblico confere as apresentações durante o Dia da Música

Clique e confira nosso álbum da Semana Cultural no Facebook!