Início > Antigas > Campus Caraguá participa do V Workshop RedeLitoral e celebra Termo de Cooperação Técnico-Acadêmico

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2012, 11h28 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2012, 11h28

As alunas de iniciação científica, Camila Parise Sampaio e Maria Dalvanir Ferreira Vital, acompanhadas pela orientadora, Profa. Msc. Vassiliki Boulomytis, participaram da 5ª edição do Workshop RedeLitoral, no dia 11 de abril, no auditório do CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – na cidade de Cachoeira Paulista, sob o tema ‘Desastres Naturais’.

O projeto RedeLitoral se consolida através de uma rede de pesquisas envolvendo diversas instituições no Brasil e Exterior, que visa gerar subsídios para a consolidação e atualização de conhecimentos na área de impactos das mudanças climáticas globais em sistemas costeiros locais, dentre outras questões, com ênfase no Litoral Norte paulista.

As alunas, que cursam o 3º módulo de Licenciatura em Matemática, durante o Workshop, apresentaram a proposta do trabalho a ser realizada durante as suas pesquisas: “Avaliação de Interpoladores para a variabilidade espaço-temporal de dados de precipitação”  e “Análise estatística de dados censitários”, pretendendo aplicar os conceitos adquiridos na disciplina de Estatística em suas pesquisas, comprovando a interdisciplinaridade que há entre as diversas áreas de formação.

Já a professora do campus, Vassiliki Boulomytis, apresentou o trabalho “Considerações sobre drenagem na bacia do rio Juqueriquerê, Caraguatatuba”, fruto de parte do trabalho de doutoramento que ela atualmente cursa no Departamento de Sensoriamento Remoto, do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sob a orientação do Prof Dr. Camilo Daleles Rennó, do INPE, e do Prof. Dr. Paolo Alfredini, da Escola Politécnica da USP/SP.

O evento também contou com a presença de professores, pesquisadores, alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado do ITA, INPE, USP e Unifei, que representam as instituições coordenadoras do projeto RedeLitoral.

Após o final das apresentações, as alunas foram  parabenizadas e presenteadas com o livro “Uso Eficiente da Água em Aeroportos”, de autoria do coordenador do Projeto Prof. Dr. Wilson Cabral de Sousa Júnior, do ITA, e da Profa. Dra. Elaine Nolasco Ribeiro, da UnB.

Por fim, todos os participantes do evento realizaram a visita técnica ao recém-criado CEMADEM - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e admiraram o nível de excelência e alta tecnologia do órgão, que visa antecipar desastres naturais causados por eventos extremos em tempo real.

Celebração do Termo de Cooperação:

Durante o evento, foi celebrado o termo de cooperação técnico-acadêmico do IFSP, Campus Caraguatatuba com o projeto RedeLitoral  “Mudanças Climáticas Globais e Impactos na Zona Costeira: Modelos, Indicadores, Obras Civis e Fatores de Mitigação/Adaptação ” (Edital CAPES 09/2009 – Ciências do Mar). O objetivo do projeto, no qual o IFSP agora também é colaborador, e de promover o intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira, e desta com centros de referência no exterior, através dos trabalhos da Rede de Pesquisa criada no âmbito do projeto, e com vigência até abril de 2014.

Professora Vassiliki Boutomytis e alunas Camila Parise e Maria Dalvanir Ferreira Vital posam com Termo de Cooperação juntamente com o coordenador do projeto, Professor Wilson CabralProfessora Vassiliki Boutomytis e alunas Camila Parise e Maria Dalvanir Ferreira Vital posam com Termo de Cooperação juntamente com o coordenador do projeto, Professor Wilson Cabral