Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bolsistas do IFSP realizaram atividades educacionais de extensão na Escola Tancredo Neves de Ubatuba

Publicado: Sábado, 10 de Setembro de 2016, 09h31 | Última atualização em Sábado, 10 de Setembro de 2016, 09h31

Na tarde do dia 02 de setembro de 2016, sexta-feira, dez estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Ubatuba, onde realizaram diversas atividades educacionais de extensão universitária. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino.

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba e professor Ricardo Plaza em UbatubaEstudantes do IFSP-Caraguatatuba e professor Ricardo Plaza em Ubatuba

Estas ações foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Josiene Vieira Nascimento Dourado, Brenda da Rocha, Matheus Luiz Romeo Pereira, Adilson Alves de Oliveira Junior, Juan Carlos Guilherme Orellana, Jaqueline Nadabi Chiqueto Svingal e Raphael Vitor Koglin Roepcke) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os estudantes que estiveram presentes na Escola Tancredo são orientados pelo professor Ricardo Plaza, recebem bolsas financiadas por recursos do governo federal para a realização destas atividades e estudam em diferentes cursos superiores e técnicos do IFSP-Caraguatatuba.

Ao chegarem na escola Tancredo, eles foram recebidos pela professora Sabine Jansen que leciona a disciplina de ciências para os alunos do ensino fundamental e que ajudou a organizar as atividades desta tarde.

Professora Sabine com estudantes do IFSP-CaraguatatubaProfessora Sabine com estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Foram realizadas atividades de cunho experimental e apresentadas diversas palestras pelos bolsistas do IFSP sobre diferentes áreas de conhecimento. Os alunos presentes puderam fazer perguntas e participar intensamente das atividades desta tarde que foi planejada a partir da ideia original da professora Katia Regina dos Santos da Apresentação, docente da escola Tancredo e formada no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. A ideia contou também com o suporte dos licenciandos em Matemática pelo IFSP-Caraguatatuba, Nicolas Marlon Rocha Quinto e Raíssa Regina Santos da Apresentação, que também estão lecionando na Escola Tancredo. Durante toda a tarde, as atividades contaram com o apoio ativo das professoras Maria de Fátima Sene e Simony Cristina Assunção, bem como da vice-diretora Márcia Moreira da Silva Rocha Coelho.

Muitos dos alunos presentes revelaram um grande interesse pela ciência e pelo conhecimento, procurando participar ativamente de todas as atividades realizadas, inclusive com perguntas sobre dúvidas que tinham e questionamentos conceituais.

Estudantes da escola Tancredo com professor Ricardo PlazaEstudantes da escola Tancredo com professor Ricardo Plaza

No laboratório de ciências da escola Tancredo, as licenciandas Adriana e Josiene, com o apoio da professora Simony, apresentaram atividades experimentais de física e matemática construídas a partir de equipamentos de baixo custo, para pequenos grupos de alunos.

Adriana e Josiene durante atividades experimentais de física e matemáticaAdriana e Josiene durante atividades experimentais de física e matemática

O bolsista de extensão Raphael Vitor apresentou uma palestra sobre jogos eletrônicos, procurando destacar a multiplicidade de características econômicas, tecnológicas, artísticas, educacionais e lúdicas que os envolvem.

Palestra de Raphael Vitor sobre jogos eletrônicosPalestra de Raphael Vitor sobre jogos eletrônicos

O extensionista Matheus apresentou aos alunos presentes uma palestra sobre RPGs ou “Role-Playing Games” (“Jogos de Interpretação de Papeis”) e suas possibilidades de utilização na educação.

Palestra de Matheus sobre RPGPalestra de Matheus sobre RPG

O bolsista de extensão Juan realizou uma apresentação audiovisual intitulada “A arte na construção social da criança e do adolescente”, na qual ele procurou destacar os diversos benefícios sociais e psicológicos existentes no trabalho educacional com as várias formas de arte para crianças e adolescentes. Um destaque de sua apresentação foi o vídeo sobre o concerto voltado para pessoas surdas, produzido pelo DJ holandês Martin Garrix e tendo como mote a ideia de que a música é uma linguagem universal da humanidade; este vídeo está disponível na internet para ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=kvIpVSA81Bw.

Palestra de Juan sobre a arte na construção social da criança e do adolescentePalestra de Juan sobre a arte na construção social da criança e do adolescente

O extensionista Adilson apresentou uma palestra com uma análise filosófica do filme “Matrix”, inclusive procurando levar os presentes a refletirem sobre o quanto, em certo sentido, todos vivemos em uma “matrix”, no sentido de termos uma percepção equivocada da realidade. Em especial, duas cenas do filme foram exibidas e discutidas em termos das questões filosóficas envolvidas.

Palestra de Adilson sobre MatrixPalestra de Adilson sobre Matrix

Na sequência, a licencianda em matemática Brenda realizou uma apresentação sobre a presença das mulheres na ciência, inclusive destacando de que há um desconhecimento de parcelas significativas das pessoas a respeito desta participação.

Palestra de Brenda sobre a participação feminina na ciênciaPalestra de Brenda sobre a participação feminina na ciência

A estudante Jaqueline apresentou uma palestra de cunho audiovisual a respeito do tema do “bullying”, procurando orientar e alertar os presentes a respeito deste problema.

Palestra de Jaqueline sobre bullyingPalestra de Jaqueline sobre bullying

O bolsista de iniciação científica João analisou, juntamente com os presentes, um vídeo filmado dentro da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês para “International Space Station”), para discutir com os alunos sobre o tema da imponderabilidade (conhecida popularmente como “ausência de gravidade”). Mais informações sobre a ISS (inclusive com transmissão direta ou “live streaming” desta Estação Orbital) podem ser obtidas em: http://www.n2yo.com/space-station/

João explicando o estado de imponderabilidadeJoão explicando o estado de imponderabilidade

No final da tarde, o bolsista de iniciação científica Rafael Brock apresentou aos alunos presentes o software Stellarium que simula na tela do computador (e de um projetor de data show) os corpos que podem ser vistos no céu noturno; de modo sucinto foram mostrados alguns recursos deste programa que permitem ao usuário aprender bastante sobre Astronomia.

Rafael Brock explicando o funcionamento do programa StellariumRafael Brock explicando o funcionamento do programa Stellarium

Os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nesta atividade agradecem muito o empenho de todos que procuraram criar as melhores condições possíveis para o sucesso destas atividades educacionais.

Este rol de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página