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Bolsistas de iniciação científica do IFSP participaram de mesa-redonda na Faculdade de São Sebastião

Publicado: Sábado, 20 de Mai de 2017, 07h29 | Última atualização em Sábado, 20 de Mai de 2017, 07h29

No dia 16 de maio de 2017, terça-feira, entre 19h00 e 20h40, três bolsistas de iniciação científica – João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos – e que são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram na Faculdade de São Sebastião (FASS) como membros de uma mesa-redonda intitulada “Educação científica e divulgação da ciência”. O mediador foi o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orienta os seus trabalhos de pesquisa de iniciação científica e é, também, o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade fez parte da Semana Institucional da FASS. O convite para que eles participassem desta mesa-redonda partiu da Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de São Sebastião.

João, Adriana, professor Ricardo e RafaelJoão, Adriana, professor Ricardo e Rafael

O professor Ricardo abriu a mesa-redonda, agradecendo o convite da FASS e apresentando seus orientados de iniciação científica e os seus respectivos trabalhos de pesquisa. Neste início, foi conferido um destaque especial a respeito da importância do aprimoramento dos processos de educação científica que ocorrem para crianças e jovens brasileiros, pois esta é uma condição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Cada um dos três bolsistas de iniciação científica teve cerca de 20 minutos para apresentar suas ideias a respeito do tema durante esta mesa-redonda.

Público presente que assistiu esta mesa-redondaPúblico presente que assistiu esta mesa-redonda

O licenciando João foi o primeiro a expor suas reflexões, com uma apresentação intitulada “Divulgação científica para o progresso da ciência”. Inicialmente João relatou de modo resumido acerca dos quatro projetos de pesquisa de iniciação científica dos quais participou desde 2014 – todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza – inclusive ressaltando a apresentação audiovisual que produziu (“O cosmos e a gravidade: buracos negros supermassivos”) e que apresentou em dezenas de instituições de ensino do litoral norte paulista. Um destaque foi dado para a importância do uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na sala de aula, sobretudo para o uso de cenas curtas de documentários, vídeos e filmes de ficção científica que possam servir para alavancar discussões ricas a respeito de leis, fenômenos e conceitos da ciência. João enfatizou particularmente que é importante utilizar de modo positivo o potencial que a Astronomia tem em cativar e despertar o interesse das pessoas em geral para a ciência.

Apresentação de João Pereira NetoApresentação de João Pereira Neto

Na sequência, a licencianda Adriana de Andrade realizou a apresentação “A importância do educador em formar um aluno pesquisador”. Adriana procurou destacar a importância da realização de atividades de experimentação como motivadoras de questionamentos e de reflexões sobre aspectos da ciência: as crianças amam fazer atividades científicas experimentais e simples, onde podem fazer perguntas e que estão relacionadas com o seu dia a dia. Ela lembrou também as palavras do educador Paulo Freire que estão relacionadas com esta questão: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”.

Apresentação de Adriana de AndradeApresentação de Adriana de Andrade

Finalmente, o licenciando Rafael Brock Domingos, realizou a apresentação “Como a Ciência Funciona? – Do Senso Comum ao Método Cientifico”. Rafael iniciou com uma reflexão acerca dos estereótipos e das imagens mais comuns existentes sobre cientistas. Por meio de exemplos, ele procurou desmistificar a ciência que é usualmente apresentada como uma atividade exótica, difícil e para poucos, o que acaba por criar barreiras para que os jovens se interessem por suas áreas de conhecimento. Para fechar suas ideias, Rafael apresentou algumas contraposições e diferenças existentes entre o chamado senso comum e o método científico e lembrou os problemas existentes na especialização exacerbada, quando se sabe cada vez mais de cada vez menos, ganhando conhecimento em profundidade, mas perdendo em extensão.

Apresentação de Rafael Brock DomingosApresentação de Rafael Brock Domingos

A maioria dos estudantes presentes era do curso de Pedagogia, mas havia também estudantes de outros cursos de graduação, bem como membros do público externo à faculdade que se interessaram pelo tema. Algumas perguntas realizadas ao final das três apresentações fizeram referência justamente à necessidade de motivar os estudantes para o estudo de temas científicos.

Professores Ricardo e DivinaProfessores Ricardo e Divina

Os três estudantes do IFSP-Caraguatatuba agradeceram o convite da FASS para participarem desta mesa-redonda que permitiu a eles divulgarem os resultados dos projetos de pesquisa em que estão envolvidos atualmente. Eles salientaram também a importância de motivar os estudantes de pedagogia em geral para que confiram a importância devida para a aprendizagem de ciências durante a educação infantil e o primeiro ciclo do ensino fundamental. No âmbito do IFSP-Caraguatatuba, o professor Ricardo Plaza coordena o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que conta com oito bolsistas extensionistas que juntamente com seus quatro bolsistas de iniciação científica desenvolvem atividades de basicamente dois tipos: 1- Palestras sobre temas científicos ou com demonstrações de experimentos científicos; 2- Sessões de cinedebates com a exibição e a posterior discussão de filmes e documentários com objetivos culturais, científicos, artísticos ou educacionais.

Atividades como esta mesa-redonda com estudantes de cursos de pedagogia são muito importantes para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em disciplinas das ciências naturais nas escolas brasileiras de educação básica.

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