Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do IFSP - Caraguatatuba participaram da 67ª Reunião do SBPC

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2015, 14h16 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2015, 14h16

Diversos alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, participaram da 67ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Carlos (SP), no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 12 e 18 de julho de 2015. O tema da reunião deste ano foi: “Luz, ciência e ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015 e estabelecido pela Unesco. Ao lado de uma miríade de atividades científicas, ocorreram muitas atividades artísticas e culturais.

Foram apresentados durante o evento vários pôsteres de autoria de estudantes do IFSP. A licencianda em Matemática, Adriana de Andrade, apresentou o pôster intitulado “O ensino de ciências e a divulgação científica: Princípio de Indução Eletromagnética”, escrito em co-autoria com seu colega João Pereira Neto e com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, seu orientador em atividades acadêmicas de extensão no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Adriana ao lado do pôster que teve como coautores João Pereira Neto e o professor Ricardo.Adriana ao lado do pôster que teve como coautores João Pereira Neto e o professor Ricardo.

Por sua vez João Pereira Neto, estudante do curso de Licenciatura em Matemática, apresentou o pôster “Divulgação científica para o progresso da ciência: uso de filmes de ficção científica e documentários para explicar física”, elaborado em co-autoria com seu orientador de iniciação científica, Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

João ao lado do pôster sobre divulgação científica que escreveu em coautoria com o professor Ricardo.João ao lado do pôster sobre divulgação científica que escreveu em coautoria com o professor Ricardo.

O licenciando em Matemática, Lucas Conelian de Oliveira, apresentou dois trabalhos acadêmicos neste evento. Um dos trabalhos apresentados por Lucas intitulou-se “Polinomiografia: Uma Moderna Ferramenta para Estimular a Aprendizagem em Ciências” e foi elaborado em co-autoria com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, seu orientador de iniciação científica no IFSP-Caraguatatuba. A Polinomiografia é um novo ramo da matemática, que cria uma interface interdisciplinar entre modelagem matemática e arte, com possíveis aplicações em outras ciências.

Lucas ao lado do pôster sobre Polinomiografia escrito em co-autoria com o professor Ricardo. Lucas ao lado do pôster sobre Polinomiografia escrito em co-autoria com o professor Ricardo.

O outro trabalho que foi apresentado por Lucas intitulou-se “Melhoria CsF: uma análise do programa ‘Ciência sem Fronteiras’ a partir da perspectiva dos estudantes” e originou a cartilha "Universidade Presente - um guia para acompanhar o aluno no exterior", a ser publicada para instituições de ensino superior. Tanto o trabalho, quanto a cartilha, foram realizados em conjunto com ex-bolsistas do programa “Ciência sem Fronteiras”, todos membros da Organização Não Governamental (ONG) “Rede CsF”, uma iniciativa que promove o desenvolvimento e aprimoramento das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) no Brasil. Para saber mais sobre a Rede CsF acesse o site: www.redecsf.org.br. O pôster de Lucas teve também como co-autores: Thaysa Tagliaferri, Guilherme Lobo, Guilherme Salvador, Rafael Ribeiro, Monique Gasparoto, Cláudia Alves e Edmar Moreira. O programa “Ciência sem Fronteiras” foi criado em 2011 pelo governo federal e já enviou cerca de cem mil universitários brasileiros de cursos científicos e tecnológicos para estudar em universidades estrangeiras.

Lucas que esteve nos Estados Unidos em 2013 e 2014 estudando durante cerca de um ano e meio, por conta do programa “Ciência sem Fronteiras” e que atualmente é coordenador do núcleo de internacionalização universitária de Caraguatatuba (Núcleo Rede CsF – Caraguatatuba) e colaborador no Departamento de Relacionamentos da Rede CsF, teve a oportunidade de participar de diversas sessões do evento, com destaque para os diversos estandes de instituições ligadas aos ramos de CTI&E do Brasil e do mundo, como os estandes dos conglomerados de instituições educacionais da Alemanha e da França, e o maior estande de instituição educacional da reunião, que foi o dos Institutos Federais (IF). A Capes publicou um artigo sobre o encontro de ex-bolsistas CsF e a Rede CsF que pode ser acessado no link: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7582-reuniao-anual-da-sbpc-traz-relato-de-ex-bolsistas-do-csf. Além disso, o site da SBPC publicou matéria sobre o encontro de ex-bolsistas do CsF e a cartilha "Universidade Presente - um guia para acompanhar o aluno no exterior", que está disponível no link: http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=4280.

Por sua vez, a aluna Ana Paula Negri de Macedo, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho intitulado "Animações e jogos interativos virtuais aplicados à Educação Ambiental". O trabalho fez parte do projeto "Meninas na Ciência", fomentado pelo CNPq no ano de 2014. Este trabalho teve a coautoria e a orientação da Profa. Dra. Samara Salamene e do Prof. Me. Nelson Alves Pinto. As alunas Gabriele Dimas da Silva Pinto e Jéssica de Assis Moreira, do Curso Técnico em Informática para Internet do IFSP-Caraguatatuba, trabalharam nesse projeto e participaram do evento como ouvintes.

Ana ao lado do pôster, escrito sob a orientação dos professores Samara e Nelson.Ana ao lado do pôster, escrito sob a orientação dos professores Samara e Nelson.

Já Victor Pugliese que se formou no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho intitulado "Inclusão de deficientes visuais em rotinas diárias de transações bancárias" que teve a coautoria e a orientação do Prof. Me. Nelson Alves Pinto. Victor participou na reunião da SBPC acompanhado pelo seu pai Antonio Pugliese, de 79 anos.

Antonio e Victor, à frente do pôster de autoria do último e do professor Nelson. Antonio e Victor, à frente do pôster de autoria do último e do professor Nelson.

Os estudantes Lucas Demetrio Muniz (do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais) e Julio Manoel de Campos Souza (do curso de Licenciatura em Matemática), a convite da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), também participaram da reunião anual da SBPC, sobretudo das discussões acerca de financiamento da ciência e tecnologia, valorização das bolsas de pesquisa e da assistência estudantil. Estas atividades se deram no 4º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), evento que teve como objetivos a promoção da divulgação científica e da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, procurando aproximar a produção de conhecimento acadêmico da realidade social brasileira. O principal debate contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebel, teve como tema “Desafios e perspectivas para o financiamento da ciência e da pesquisa no Brasil” e discutiu os programas estratégicos de investimento, a recuperação Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica e a necessidade de produzir pesquisas e inovação para sanar problemas da população. Aconteceram também diversas outras atividades culturais (como, por exemplo, a apresentação da professora, poeta e rapper santista, Preta Rara, valorizando a cultura afro-brasileira), políticas (como uma manifestação contra a redução da maioridade penal) e científicas (como a apresentação a respeito das possibilidades do Projeto Sirius, um acelerador de partículas gerador de Luz Sincrotron de 4° geração, que pretende colocar o Brasil como referência nas pesquisas desta área).

Julio, João e Lucas Demetrio, com Eloina Paes, coordenadora de coletivo da UEE.Julio, João e Lucas Demetrio, com Eloina Paes, coordenadora de coletivo da UEE.

Realizada desde 1948, no mês de julho, cada ano em uma universidade diferente do país, a Reunião Anual da SBPC é o maior evento do gênero na América Latina e um importante fórum para a discussão acerca dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um espaço de debates de políticas públicas em diversas áreas acadêmicas. A programação foi direcionada para docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais das mais diversas áreas, com o objetivo de discutir políticas públicas de ciência e tecnologia (C&T) e disponibilizar conhecimentos que possam ajudar a promover o desenvolvimento econômico e social do país. Durante o evento, a Expotec abrigou estandes de instituições de pesquisa de todo o Brasil: elas mostraram produtos e processos inovadores, resultado de seus projetos de pesquisa. Já a “SBPC Jovem”, reuniu experimentos científicos de baixo custo, jogos e oficinas, apresentados por universidades e institutos de pesquisa de vários locais do país.

A próxima reunião anual da SBPC será realizada em julho de 2016, em Salvador, BA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página