Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do Curso Técnico em Edificações constroem rampa sustentável
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Edificações constroem rampa sustentável

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h57 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h57

Nos dias 17 e 24 de junho, os alunos do 2º módulo noturno do curso técnico em Edificações construíram uma rampa de concreto, reutilizando resíduos de construção, para acesso à área do canteiro de obras do curso. Esta atividade faz parte da disciplina Práticas de construção civil 3. Nesta disciplina, os professores Antonio Valter Mendonça e Samir Fagury, auxiliados pela Técnica de Laboratório Julia Barale, desenvolveram junto aos alunos do módulo, competências no âmbito dos concretos, sustentabilidade e acessibilidade.

Esta disciplina apresenta seu conteúdo programático voltado para os diversos subsistemas de uma obra, sendo apresentados nesta etapa critérios de sustentabilidade, já que os resíduos gerados na disciplina de Práticas de construção civil 1 foram utilizados na execução da rampa.

Inicialmente os alunos realizaram o projeto da rampa, e especificaram critérios de dosagens dos materiais a serem utilizados. Em seguida com os alunos realizaram a marcação do terreno, execução de fôrmas, separação dos agregados a serem reutilizados, agregados (matéria prima virgem), e por fim a concretagem e cura do concreto executado.

O Professor Samir Fagury lembra que, parece inacreditável, mas o brasileiro produz, em média, meia tonelada de resíduos de construção civil ao ano. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (ABRECON), o Brasil joga fora oito bilhões de reais ao ano porque não recicla seus produtos. Para termos idéia, os números indicam que 60% do lixo sólido das cidades vêm da construção civil e 70% desse total poderia ser reutilizado.

O professor Samir ainda cita que, os números em questão aparecem quando são somadas reformas pequenas de casa e construções de grande porte. De acordo com a ABRECON no Brasil, ainda não temos o costume de aproveitar as sobras das construções, o que acaba indo para os aterros, ou pior ainda, indo parar nas ruas e entupindo os bueiros, contribuindo para enchentes e poluição nos rios.

ACESSIBILIDADE

Outro ponto importante que os alunos levaram em conta para o projeto e execução da rampa é a questão da acessibilidade, de acordo com a NBR 9050/2015. A rampa executada pelos alunos apresentou pouco mais de 8% de inclinação, o que está aquém do limite estabelecido pela NBR citada, e sendo assim promovendo facilidade no caso de uma pessoa com mobilidade reduzida vir a acessar a rampa.

A NBR 9050 é uma norma extensa que define aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano. Estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construções, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade (inclusão), indicando especificações que visam proporcionar à maior quantidade possível de pessoas independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade a utilização segura do ambiente ou equipamento.

A primeira norma brasileira sobre acessibilidade foi publicada em 1985, e contou com a participação de profissionais de diferentes áreas, em conjunto com as pessoas com deficiências. A NBR 9050, em sua terceira edição, foi elaborada por iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas com o objetivo de suprir a carência de referenciais técnicos na área da acessibilidade. Porém, a mesma apresentava lacunas, contendo as falhas que demandavam sua revisão.

O professor Antonio Valter Mendonça, finaliza dizendo que reutilizar os resíduos é de suma importância, contudo o mais importante na questão dos resíduos é promover a sua total redução e somente conseguiremos faze-lo com a introdução de novas tecnologias e mão de obra capacitada em todas as fazes da construção, desde o projeto até a execução e entrega da obra, levando-se em conta a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável; e é esta a função principal de todo o corpo docente do IFSP – CARAGUATATUBA, capacitar os alunos para que estes promovam como técnicos e cidadãos uma melhor qualidade de vida para todos.

    

7 -Atividades Rampa Sustentável7 -Atividades Rampa Sustentável

8 - Atividades Rampa Sustentável8 - Atividades Rampa Sustentável

9 - Atividades Rampa Sustentável9 - Atividades Rampa Sustentável

registrado em:
Fim do conteúdo da página