Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do curso técnico em Edificações concluem módulo de argamassa para revestimentos
Início do conteúdo da página

Alunos do curso técnico em Edificações concluem módulo de argamassa para revestimentos

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 18h22 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2016, 18h22

No dia 02 de junho, os alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Edificações concluíram a etapa “argamassas de revestimento” da disciplina Práticas de Construção Civil 3. Nesta disciplina, os professores Valter Mendonça e Samir Fagury, auxiliados pela Técnica de Laboratório Julia Barale, desenvolvem junto aos alunos do módulo competências no âmbito das argamassas para revestimentos em alvenarias.

Alunos do 3º módulo do curso Técnico em EdificaçõesAlunos do 3º módulo do curso Técnico em Edificações

Esta disciplina apresenta seu conteúdo programático voltado para os diversos subsistemas de uma obra, sendo apresentados nesta etapa os critérios de escolha, dosagem e aplicação das argamassas para revestir os fechamentos verticais e horizontais.

Os professores apresentaram nesta aula dois tipos de argamassas, as viradas em obra e as industrializadas. As argamassas de revestimento industrializadas, assim como as "viradas em obra", apresentam a função de proteger as paredes contra intempéries e ação dos meios externos, além de proporcionar regularização e acabamento às superfícies. Podem ser usadas como acabamento final ou como base para receber outros revestimentos (pintura, cerâmica, etc.) e são compostas, basicamente, de cimento, cal, areia, água e aditivos. Mas, diferentemente do segundo tipo, agregam maior tecnologia e controle dos processos de dosagem dos componentes, requerendo apenas a adição de água no canteiro.

Durante as aulas os professores criam um cenário real para a execução de um revestimento argamassado em uma parede externa. O desafio é que o revestimento (emboço e reboco) projetado e executado pelos alunos esteja de acordo com as normas vigentes, seja econômico e apresente bom desempenho. Com o êxito nas atividades os alunos avançam para o próximo módulo na disciplina.

O professor Samir fagury lembra que o primeiro registro de emprego de argamassas na Construção Civil data da Pré-História: um piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia, entre 7000 a 9000 a.C., descoberto em 1985, em Israel, quando uma equipe de trabalhadores escavava uma rua; e hoje em dia temos praticamente o mesmo material, guardadas as devidas alterações em alguns componentes. Sem dúvida, é uma material que acompanha a humanidade desde os primórdios.

O professor Antonio Valter Mendonça finaliza dizendo que o campo de aplicações das argamassas é extremamente amplo, sendo utilizadas dentre outras aplicações, para construção de alvenarias, para revestimento de paredes e tetos, para revestimento de pisos, para revestimentos cerâmicos (paredes/pisos) e para recuperação de estruturas, com isso nossos alunos têm a chance de vivenciar situações reais de uma obra, criando desde já uma familiarização com a execução de revestimentos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página