Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos do Campus Caraguatatuba participam do 39º Congresso da UBES
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Caraguatatuba participam do 39º Congresso da UBES

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 07h34 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2011, 07h34

Foi realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro o 39º Congresso da UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas, na cidade de São Paulo, evento no qual participaram os alunos Caroline Moreira, Kevin Willian Siqueira dos Santos e Marta Helena Ribeiro Neves do campus Caraguatatuba.

Esteve presente, no sábado, 3, o ministro da Educação Fernando Haddad que fora convidado através de um ato político feito pelos estudantes sobre o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, onde pode ouvir as reivindicações dos estudantes. O ministro demonstrou apoio ao pedido dos estudantes, assim como a presidente Dilma Rousseff, que enviou uma carta ao Congresso, lida por Haddad. No texto, ela destacou a ampliação de vagas para o ensino técnico por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A ampliação da rede pública de ensino técnico e profissional foi um dos temas em foco. “Esse é um dos maiores processos de mobilização da juventude do país e o nosso papel é descobrir do que o Brasil precisa para avançar. Para isso, nós queremos 3 milhões de vagas públicas no ensino técnico”, enfatizou o presidente da UBES, Yann Evanovick.

A duração dos quatro dias de congressos foi toda repleta de atividades dentre elas grupos de debates para toda a rede de ensino secundarista e uma passeata que ocupou as ruas da zona norte de São Paulo. A passeata foi realizada para a reivindicação dos 10% do PIB para a Educação, investimento na Educação de 50% do Fundo Social do Pré-sal, meia-entrada na Copa de 2014 e passe livre para os estudantes nos transportes públicos.

Para os alunos do campus Caraguatatuba, a participação neste Congresso foi de muita importância, pois o objetivo principal é a inserção do campus em movimentos estudantis, buscando avanços e melhorias para a educação brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página