Alunos de Informática realizam visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Publicado: Sábado, 08 de Outubro de 2016, 08h45 | Última atualização em Sábado, 08 de Outubro de 2016, 08h45

Na última quarta-feira, dia 05 de outubro, 22 alunos do curso técnico em Informática para Internet participaram de uma visita técnica à sede principal do INPE, em São José dos Campos. Os alunos estavam acompanhados pela Profa. Dra. Luciana Brasil Rebelo dos Santos e pelo Prof. Me. Renan Cavichi de Freitas.

A visita foi dividida em três etapas: primeiramente, os alunos foram recepcionados pelo Centro de Visitantes, e assistiram a um vídeo institucional sobre a história do INPE no Auditório Fernando de Mendonça. Em seguida, o Prof. Dr. Rafael Duarte Coelho dos Santos, que atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP), apresentou uma palestra sobre Computação e Matemática Aplicada, mostrando as principais linhas de pesquisa e trabalhos que são desenvolvidos na área de Computação no INPE. E por último, os alunos puderam realizar uma visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), concebido para realizar o ciclo completo de montagem, integração e testes de sistemas espaciais, desde o nível de componentes até o sistema integrado. O LIT foi inaugurado em 1987, tendo atuado ativamente no desenvolvimento e qualificação dos SCD do programa espacial MECB, de 1985 a 1998, e do programa espacial internacional CBERS, a partir de 1988. Além de desenvolver atividades no ramo espacial, atualmente o LIT é considerado um dos instrumentos mais sofisticados e poderosos na qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade.

Esta foi uma grande oportunidade de aprendizado e incentivo para os alunos, que puderam ver de perto um dos poucos institutos no Brasil que é totalmente voltado à pesquisa, tanto teórica como aplicada, em uma área de vanguarda, que é a área espacial.

Sites: