Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Alunos de FIC participam de “city tour” por Caraguatatuba
Início do conteúdo da página

Alunos de FIC participam de “city tour” por Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2011, 08h54 | Última atualização em Sexta, 17 de Junho de 2011, 08h54

Os alunos do curso “Condutores Culturais” de FIC (Formação Inicial e Continuada), do Campus Caraguatatuba, participaram, no dia 2 de junho, de um city tour pela cidade, conhecendo seus principais pontos turísticos.

Alunos visitam entreposto de pesca no CamaroeiroAlunos visitam entreposto de pesca no Camaroeiro

Dentre os pontos turísticos destacados no roteiro, os alunos visitaram: o rio Juqueriquerê, perto do entreposto de pesca do bairro Porto Novo e também a foz do rio; a orla de Caraguatatuba, desde a foz do rio Juqueriquerê até a Praia do Camaroeiro, lá, visitaram os boxes de venda de peixes e camarão; subiram o morro do Camaroeiro conhecendo a Pedra da Freira – formação rochosa localizada na Praia do Garcez.

Além das praias os alunos visitaram duas das principais praças do município, a Diógenes Ribeiro de Lima, onde fica localizada a Secretaria Municipal de Turismo e onde acontece a feira de artesanato, conhecida como Feira Hippie, e a praça Dr. Cândido Motta, no centro da cidade, onde conheceram o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Profª Adaly Coelho Passos, e onde ficam localizados, o chafariz da cidade, o Relógio do Sol (marco zero da cidade) e a Igreja de Santo Antônio.

Segundo a professora Shirley Pacheco, uma das coordenadoras do curso, o passeio foi muito produtivo e pode perceber que vários alunos do curso, que possui a faixa etária entre 14 e 20 anos e são nativos de Caraguatatuba, não conheciam a própria cidade. “Eles puderam resgatar suas raízes, a maioria não conhecia a história da cidade nem seus atrativos principais. Ficaram bem animados com a possibilidade de trabalhar como guias turísticos”.

Grande parte dos alunos nunca tinha visitado a Pedra da Freira, como foi o caso da aluna Natanna Soares de Oliveira. “Eu nunca tinha ido à Pedra da Freira e nem imaginava que Caraguá tivesse um visual assim. Não tinha visitado o Museu e adorei escutar o Hino de Caraguatatuba”, relata.

O aluno, Antonio de Oliveira Santos, um dos mais velhos da turma e morador da cidade de Ubatuba, achou a visita muito significante. “É bom sabermos onde ficam os monumentos históricos, pelos quais passamos todos os dias e nem percebemos. Este curso foi muito importante para mim, pois é uma atividade que desenvolvo e quero também passar para os meus filhos e outras pessoas”, conta.

O curso de Condutores Culturais, que aconteceu entre 24 de maio e 9 de junho, foi coordenado pelas professoras Shirley Pacheco e Janice Peixer e contou com aulas sobre Meio Ambiente, com a professora Samara Salamene, empreendedorismo com a professora Maria do Carmo Muterle, elaboração de folder  com o professor Wanderson Reis e uma palestra sobre roteiros culturais com a gestora ambiental, Mariane Checon.

Alguns alunos do curso Condutores Culturais posam na frente do Relógio do Sol, na praça Dr. Cândido MottaAlguns alunos do curso Condutores Culturais posam na frente do Relógio do Sol, na praça Dr. Cândido Motta

registrado em:
Fim do conteúdo da página